Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia do Exército: Bolsonaro diz que eleição não pode ter 'manto da suspeição'

Afirmação foi feita nesta terça (19) durante cerimônia em Brasília ao lado dos presidentes Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Luiz Fux

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro participa de cerimônia alusiva ao Dia do Exército
Jair Bolsonaro participa de cerimônia alusiva ao Dia do Exército Jair Bolsonaro participa de cerimônia alusiva ao Dia do Exército

Em cerimônia para comemorar o Dia do Exército, celebrado nesta terça-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a segurança das urnas eletrônicas, alfinetou chefes de outros Poderes e afirmou que as Forças Armadas têm participação na garantia da lei e da ordem.

"Tenho dito que a nossa preocupação é com o cumprimento da Constituição, com o bem-estar de todos, com a paz e a harmonia. E todos sabem, presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, que a alma da democracia repousa na tranquilidade e na transparência do sistema eleitoral", afirmou.

“Não podemos jamais ter eleições no Brasil que sobre ela paire o manto da suspeição. E esse compromisso é de todos nós, presidentes dos Poderes e comandantes das Forças”, completou.

Leia também

Na sequência, Bolsonaro disse esperar que o pleito eleitoral deste ano ocorra no ritmo normal e destacou que o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, enquanto presidente do Tribunal Superior Eleitoral, convidou as Forças Armadas para participar do processo.

Publicidade

O presidente é crítico costumaz de Barroso e de outros dois ministros (Alexandre de Moraes e Edson Fachin), além de atacar constantemente a segurança das urnas eletrônicas.

O presidente destacou, ainda, que as Forças Armadas “não dão recado” e, sim, “estão presentes”. "Sabem como proceder, sabem o que é melhor para seu povo e seu país. Elas têm participação ativa na garantia da lei e da ordem, da soberania e do regime sobre o qual o povo quer viver. E nós sabemos que esse regime, acima de tudo, está a nossa liberdade.”

Publicidade
Cerimônia alusiva ao Dia do Exército
Cerimônia alusiva ao Dia do Exército Cerimônia alusiva ao Dia do Exército

374 anos do Exército brasileiro

As declarações foram feitas em cerimônia militar em comemoração do Dia do Exército — a data marca os 374 anos da instituição. No evento, ocorreu também a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha Exército Brasileiro.

Em comunicado, o comandante do Exército, general Marco Freire Gomes, defendeu que a Força é, nos momentos decisivos, a garantia da soberania e a independência de um povo. O final do documento leva o lema adotado por Bolsonaro: Brasil acima de tudo.

Publicidade

Leia também: Forças Armadas autorizam compra de 35 mil comprimidos de Viagra

“Lembremos que as Forças Armadas são um bem inalienável da Nação e vetor dissuasório imprescindível, no concerto internacional. O cidadão, ao respeitar e valorizar seus soldados, em essência, está investindo na garantia de seu bem maior, a sua liberdade”, afirma.

Participaram da cerimônia os presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Luiz Fux, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente. Além dos comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.