Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma Rousseff é eleita presidente do banco do Brics; salário equivale a R$ 220 mil

Decisão foi tomada por unanimidade pelo conselho de governadores do banco, em Xangai; mandato vai até 2025 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Ex-presidente Dilma Rousseff
Ex-presidente Dilma Rousseff Ex-presidente Dilma Rousseff

A ex-presidente Dilma Rousseff foi confirmada como nova presidente do banco do Brics, instituição composta de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ela foi eleita por unanimidade nesta sexta-feira (24) pelo conselho de governadores do New Development Bank (NDB), o banco do Brics, até julho de 2025. 

Dilma terá um salário equivalente a R$ 220 mil mensais. Ela ainda terá acesso a benefícios como assistência médica, auxílio-viagem e subsídios para mudança. A sede do banco fica em Xangai, na China.

A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo deste mês, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substitui o diplomata e economista Marcos Troyjo, indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

O mandato de Dilma à frente da insititução começa de forma imediata, sete anos após a ex-presidente ser afastada da Presidência da República. A posse, no entanto, está marcada para o dia 29 de março, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viaja à China neste fim de semana. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.