Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embaixada pede a brasileiros que se abriguem em local seguro em Kiev

Após bombardeios na capital ucraniana, orientação da embaixada brasileira segue pela permanência dos cidadãos na Ucrânia

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Mulher e criança deixam Kiev após bombardeios
Mulher e criança deixam Kiev após bombardeios Mulher e criança deixam Kiev após bombardeios

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, enviou nesta sexta-feira (25) orientações aos brasileiros que estão na capital, após forças russas chegarem ao local e iniciarem bombardeios. Em mensagem pelas redes sociais, a embaixada reforçou a recomendação de “abrigar-se em um local seguro, acompanhar as notícias e aguardar”.

Desde que começaram os confrontos, na madrugada de quinta (24), cerca de 500 brasileiros enfrentam riscos na Ucrânia. O Itamaraty, no entanto, descarta o resgate desses cidadãos com equipes saindo do Brasil, principalmente devido ao bloqueio de vias aéreas. O órgão segue recomendando que aqueles que estão no leste e oeste deixem o país por meios próprios, e que os moradores de Kiev fiquem abrigados.

“A situação de segurança continua muito instável e imprevisível em várias regiões”, publicou a embaixada em mensagem aos brasileiros. Em ações concretas, o mais próximo de ser feito pelo governo brasileiro é uma evacuação. Diferentemente do resgate, a evacuação se daria com planejamento de um ponto de encontro dos brasileiros na Ucrânia e o transporte deles para o Brasil, com auxílio da embaixada e com meios próprios dos cidadãos, conforme anunciou o Itamaraty durante entrevista coletiva à imprensa na quinta.

Ainda não há, porém, data prevista para que isso aconteça. "Temos que fazer uma avaliação de segurança, de meios e de possibilidade de que os brasileiros vão ao ponto de encontro marcado. Assim que sejam dadas as condições, será feita a evacuação", disse o secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Gorgulho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.