Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estádio Nacional de Brasília é inaugurado neste sábado, com presença da presidente Dilma Rousseff

Final do Candangão 2013 marca a estreia da nova arena

Brasília|Do R7, com Agência Brasil

Jogo ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público
Jogo ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público Jogo ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público

Brasília ganha um presente neste sábado (18), com a inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Para marcar a data, haverá um jogo inaugural, que é a final do Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão 2013), no qual se enfrentam Brasiliense e Brasília, às 16h. A cerimônia de abertura do estádio ocorre às 10h, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. À tarde, antes da partida, Elza Soares, viúva de Mané Garrincha, canta o Hino Nacional

O jogo de estreia ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público. Segundo o Comitê Organizador Local da Copa, o percentual é definido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol). Assim, apenas 22 mil lugares serão ocupados. O estádio comporta 71 mil pessoas.

Do total, 12 mil foram reservados para os operários que trabalharam nas obras. Os 10 mil restantes estão nas mãos da FBF (Federação Brasiliense de Futebol). Nesta quinta-feira (16), a entidade disponibilizou cerca de mil ingressos para venda, que se esgotaram rapidamente. Outros três mil teriam sido colocados à venda nesta sexta-feira (17), mas a FBF não se pronunciou a respeito da quantidade de ingressos destinados à população.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

A dez dias da inauguração, Estádio Nacional de Brasília ainda não tem "cara de pronto"

Para o jogo inaugural, o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) preparou o esquema que será usado nos dias de grandes jogos: o trânsito de veículos particulares num raio de 3 quilômetros do estádio será restrito.

Publicidade

As vias próximas ao estádio terão acesso limitado neste sábado, do meio-dia às 20h. Quem for de carro, deve procurar o estacionamento no Parque da Cidade, plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, Setor Comercial e de Rádio e TV. O Detran informou, em comunicado, que "quem estacionar sobre o canteiro central e ao longo do meio-fio do Eixo Monumental e em outros locais já sinalizados estará sujeito a multa e guincho”.

Na última terça-feira (14), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, conferiu de perto o resultado. Na ocasião, Valcke ficou impressionado com o que viu na arena.

Publicidade

— Se me perguntarem qual é o meu estádio favorito no mundo, o de Brasília ficaria entre os primeiros da lista.

O segundo evento teste para a Copa das Confederações do Estádio Mané Garrincha ocorre no dia 26: a partida entre Santos e Flamengo pela rodada do campeonato brasileiro. A Seleção Brasileira enfrentará o Japão na estreia da Copa das Confederações de 2013, no dia 15 de junho, em Brasília.

Faça seu e-mail do R7

Imprima suas fotos no R7!

Venha para o R7 Banda Larga!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.