Fundador do Solidariedade é nomeado presidente de agência de promoção de políticas rurais
Jefferson Coriteac deve comandar Anater pelos próximos 4 anos; agência é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Jefferson Coriteac, um dos fundadores e atual tesoureiro do partido Solidariedade, como presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O mandato de Coriteac à frente da agência está previsto para durar quatro anos.
Criada em 2013, a Anater é responsável por executar políticas na área de extensão rural visando a aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo. Cabe à agência a promoção de programas de assistência técnica e extensão rural, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A nomeação veio depois da indicação anunciada, em fevereiro, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A Anater é vinculada à pasta. O decreto de noemação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (4) e é assinado também pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira.
Coriteac já foi vice-presidente nacional do Solidariedade, além de atuar no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes desde 1996. Ele integrou o conselho político do governo de transição, constituído por representantes dos dez partidos da coligação feita por Lula para concorrer nas eleições de 2022 (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir e PROS).
Durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), Coriteac foi secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil.















