Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador do Rio de Janeiro está com Covid-19 pela segunda vez

O anúncio foi feito na tarde deste domingo (2) em uma rede social. Cláudio Castro disse que passa bem e que cumprirá protocolos

Brasília|Do R7

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou na tarde deste domingo (2) que teve diagnóstico positivo para a Covid-19. O anúncio foi feito em uma rede social e Castro aproveitou para incentivar as pessoas a se vacinarem contra a doença.

O governador fluminense contraiu a doença pela primeira vez em outubro de 2020. Na ocasião, o governador se isolou em sua casa, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, de onde continuou a trabalhar em regime de home office, porque seu estado geral de saúde era bom. O governador afastado do estado, Wilson Witzel (PSC), também já tinha contraído a doença, em abril de 2020.

Cláudio Castro recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid em julho de 2021, seguindo o calendário de vacinação vigente no Rio de Janeiro de acordo com a sua faixa etária, de 42 anos. No mesmo mês, o governador anunciou a autorização para que os 92 municípios do estado antecipassem a segunda dose da vacina da AstraZeneca de 12 para oito semanas por considerar uma ameaça o avanço da variante Delta (que só é detida com as duas doses). 

Queda nas taxas de internações e de mortes

O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na sexta-feira (31), mostra que o estado do Rio de Janeiro permanece em bandeira verde, de risco muito baixo para a transmissão da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o levantamento indica uma queda de 48% no número de óbitos provocados pela doença e de 69% no de internações. A análise compara as semanas epidemiológicas 50 (de 12 a 18 de dezembro) e 48 (de 28 de novembro a 4 de dezembro).

Publicidade

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, o estado permanece avançando no combate à pandemia da Covid-19, o que é reflexo das medidas de enfrentamento e da campanha de imunização.

No estudo da secretaria, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social. As cores das bandeiras são roxo (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarelo (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.