Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário na Câmara

O objetivo é homenagear o heptacampeão mundial em razão do apreço que o piloto vem demonstrando pelo Brasil

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Lewis Hamilton, GP de São Paulo 2021, GP do Brasil 2021
Lewis Hamilton, GP de São Paulo 2021, GP do Brasil 2021 Lewis Hamilton, GP de São Paulo 2021, GP do Brasil 2021 (AMANDA PEROBELLI/REUTERS)

O piloto de Fórmula 1 Sir Lewis Carl Davidson Hamilton recebe, nesta segunda-feira (7), o título de Cidadão Honorário do Brasil. A solenidade ocorrerá no Plenário da Câmara dos Deputados, às 14h.

A proposta de conceder a honraria ao heptacampeão mundial foi feita pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada em junho deste ano. Na justificativa, o parlamentar destacou que, ao ganhar o GP de Interlagos, em São Paulo, em novembro de 2021, Hamilton fez um gesto de apreço pelo Brasil.

Na ocasião, o piloto utilizou um capacete especial, homenageando Ayrton Senna com as cores nacionais e carregou a bandeira brasileira na volta de comemoração pela vitória, repetindo o gesto que o tricampeão brasileiro costumava fazer.

“O gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro”, disse Figueiredo, na proposta para conceder o título.

Publicidade

Hamilton sempre ressaltou a inspiração em Senna desde criança e não esconde o carinho que tem pelo Brasil, inclusive se envolvendo em causas sociais voltadas à preservação da Amazônia. O atleta já liderou uma campanha contra as queimadas e destacando a importância das florestas para o Brasil e para o mundo.

A homenagem, na avaliação de Figueiredo, tem potencial de “ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”. Ao saber da proposta, o piloto britânico disse estar honrado com o convite. Após a aprovação da matéria, Hamilton comemorou: “Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo.”

Nesta segunda, Hamilton apenas recebe a honraria já concedida em junho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.