Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula diz que russos estão 'errados' e volta a defender paz na Ucrânia

Presidente pediu a países que não estão ligados ao conflito que se juntem para restabelecer a normalidade na nação europeia

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Presidente Lula durante viagem oficial à Espanha
Presidente Lula durante viagem oficial à Espanha Presidente Lula durante viagem oficial à Espanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que quer estabelecer a paz na Ucrânia com países que não estão ligados à guerra iniciada pela Rússia e disse que os russos estão “errados”.

“Quero falar com os países que não estão de forma nenhuma ligados à guerra para restabelecer a paz. Acredito que, se conseguirmos, estaremos prestando um bom serviço à humanidade”, disse Lula ao jornal El País Espanha, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (27). “Preocupa-me que essa guerra esteja ligada a interesses políticos eleitorais. Isso já aconteceu outras vezes no mundo”, completou.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

O presidente brasileiro voltou a criticar a invasão feita por Vladimir Putin, em fevereiro de 2022. “O Brasil condena porque a Rússia não tem o direito de invadir o território ucraniano. Então os russos estão errados. Ou você tenta alimentar a guerra ou tenta acabar com ela.”

Publicidade

Lula disse que conversou com líderes mundiais, como Joe Biden (Estados Unidos) e Xi Jinping (China), na tentativa de construir uma aliança pela paz no país europeu. “E isso só pode ser feito se os dois [Ucrânia e Rússia] negociarem em uma mesa. É o que eu defendo”, afirmou.

8 de Janeiro

Ainda durante a entrevista ao jornal espanhol, Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado, com os atos de vandalismo registrados em 8 de janeiro. “Não tenho dúvida de que ele tentou dar um golpe”, disse o petista. “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe”, acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.