Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula se encontra com enviado de Biden nesta segunda-feira

Conselheiro de segurança dos EUA, Jake Sullivan veio a Brasília discutir, entre outros assuntos, viagem de Lula a Washington

Brasília|Do R7, em Brasília

Jake Sullivan: Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos
Jake Sullivan: Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Jake Sullivan: Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de segurança nacional do Estados Unidos, Jake Sullivan, enviado pelo presidente americano Joe Biden. Na pauta do encontro, além da parceria entre Brasil e EUA, estão temas como a posse de Lula — que pode ter a presença do secretário de Estado, Antony Blinken — e uma possível viagem do presidente eleito a Washington. 

O presidente americano foi um dos primeiros chefes de Estado a cumprimentar Lula após o anúncio da vitória, em 30 de outubro. Biden conversou com Lula por telefone no dia seguinte à eleição e se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os dois países durante a transição.

LEIA TAMBÉM: PEC do estouro no Congresso e julgamento do orçamento secreto no STF; veja destaques da semana

Lula pretende visitar os Estados Unidos antes da posse, que ocorre em 1º de janeiro, após a diplomação no cargo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para 12 de dezembro. No encontro desta segunda com Sullivan, estão previstas discussões sobre essa visita.

Publicidade

Em nota divulgada na sexta-feira (2), a Casa Branca confirmou o encontro com Lula e com representantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), além de membros do novo governo. Sullivan tem encontros previstos com o secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, almirante Flávio Rocha, e com o senador Jaques Wagner (PT-BA).

A nota da Casa Branca afirma ainda que serão discutidas formas de o Brasil e os EUA continuarem trabalhando juntos no enfretamento de desafios como o combate à mudança climática, a segurança alimentar, a inclusão e a democracia.

Publicidade

Lula passa por exames médicos

Lula passou por uma reavaliação médica neste domingo (4), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O exame ocorreu duas semanas após a cirurgia na laringe à qual o presidente eleito foi submetido. Lula foi operado em 20 de novembro depois de os médicos identificarem uma leucoplasia. Segundo o novo boletim médico, o exame de laringoscopia "se mostrou dentro da normalidade". 

O petista teve câncer de laringe em 2011 e concluiu o tratamento no ano seguinte. Os médicos consideram que o tumor se encontra em remissão, ou seja, não reapareceu. O presidente eleito foi acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pelos otorrinolaringologistas Rubens Brito e Rui Imamura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.