Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maia alfineta Paulo Guedes após ausência na Câmara: ‘Procura-se’

Maia questionou onde está Guedes após ministro não comparecer à audiência em que teria que explicar escândalo das offshores

Brasília|Alan Rios e Mariana Londres, do R7, em Brasília

Postagem de Rodrigo Maia pergunta onde está Paulo Guedes após ausência de audiência na Câmara
Postagem de Rodrigo Maia pergunta onde está Paulo Guedes após ausência de audiência na Câmara Postagem de Rodrigo Maia pergunta onde está Paulo Guedes após ausência de audiência na Câmara

O deputado federal Rodrigo Maia alfinetou Paulo Guedes após a ausência do ministro da Economia em audiência que questionaria o escândalo da offshore. Maia levantou a hashtag “Cadê o Guedes” em uma publicação nas redes sociais em que ironiza: “Você sabe onde Paulo Guedes está? Nunca vi, eu só ouço falar”.

A pergunta é uma referência também à postura mais discreta assumida pelo ministro nos últimos meses. Reconhecido pelas citações polêmicas, Guedes tem evitado, desde a revelação de que tem empresa em paraíso fiscal, falas públicas e entrevistas em meio à inflação em alta e ao aumento no preço dos alimentos e dos combustíveis. 

O ministro cancelou a participação na audiência na Câmara dos Deputados marcada para esta última quarta-feira (10). Ele tinha sido convocado para explicar as movimentações financeiras de milhões de dólares no exterior por meio de offshore em paraíso fiscal e seria questionado pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Na sessão de terça-feira da Câmara dos Deputados, durante a votação de precatórios, já havia o rumor, ainda não confirmado pela assessoria do ministro, de que ele não compareceria à audiência do dia seguinte. Com isso, vários deputados usaram o tempo de fala para perguntar por onde ele anda e “por que se esconde?”. Um parlamentar chegou a citar que o ministro estava “foragido”.

Publicidade

Em nota, Aureo Ribeiro, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, afirmou que recebeu uma documentação sigilosa da assessoria de Guedes informando a ausência. “Porém, já deixando claro que uma coisa não substitui a outra. Ou seja: esperamos a sugestão de nova data por parte da assessoria de Paulo Guedes”, publicou.

Como Guedes está na condição de convocado, e não convidado, a participação é obrigatória. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados já marcou a audiência para a próxima terça-feira (16).

Críticas

A hashtag “Cadê o Guedes”, usada por Rodrigo Maia, reúne uma série de postagens no Twitter de parlamentares, autoridades e população em geral contra o ministro. “Novo Lockdown: gasolina a R$ 7. Brasileiros não conseguem sair de suas casas”, postou um internauta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.