Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministro de Lula defende descriminalização das drogas

Silvio Almeida, titular da pasta dos Direitos Humanos disse ser favorável como uma medida para reduzir a população carcerária

Brasília|Do R7

O ministro Silvio Almeida durante cerimônia de posse do cargo, em Brasília
O ministro Silvio Almeida durante cerimônia de posse do cargo, em Brasília O ministro Silvio Almeida durante cerimônia de posse do cargo, em Brasília

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou ser a favor da descriminalização das drogas para reduzir a população carcerária no Brasil. 

"Sou a favor. A guerra às drogas é um prejuízo mortal. Ela [a guerra] é muito pior do que qualquer outro efeito que se possa pensar. Nós temos que pensar seriamente nisso, com responsabilidade, com cuidado. Mas eu acho que a guerra às drogas, a forma com que se combate as drogas, causa um prejuízo irreparável na sociedade brasileira", disse.

A declaração foi dada pelo titular em entrevista à BBC, divulgada nesta terça-feira (7).

Na opinião do ministro, a eventual descriminalização das drogas contribuiria de forma positiva para o problema do encarceramento. "Pautado na experiência de outros países, temos que tratar isso com uma questão de saúde pública, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição. Eu acho que as pesquisas mostram isso. Mas, como eu falei, é um debate que tem que se fazer. É um debate muito sério e muito complexo que tem que ser feito com o Estado brasileiro, em termos educacionais e pedagógicos", acrescentou. 

A reportagem acionou o Ministério dos Direitos Humanos e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.