Profissionais são capacitados para teste rápido de sífilis e HIV na rede pública de saúde
Exame será realizado por servidores em gestantes e em seus parceiros
Brasília|Do R7

Servidores das regionais de saúde de Ceilândia e da Asa Sul completaram esta semana um treinamento para realizar teste rápido de sífilis e HIV em gestantes e nos seus parceiros.
— A ação foi importante para que a equipe detecte em tempo oportuno as doenças para intervir e tratar o paciente precocemente, relatou a gerente do Centro de Saúde Nº 7, na 612 Sul, Ivoneide Duarte.
Mais de 15 profissionais participaram da capacitação, que faz parte da "Rede Cegonha", projeto para qualificar profissionais dos centros de saúde que prestam assistência pré-natal.
Durante o treinamento, os testes foram realizados nos próprios participantes que assinaram um termo de consentimento.
Polícia prende maior traficante de cocaína do Cruzeiro
— Vamos poder prevenir e tratar a sífilis nos adultos, além de precaver a ocorrência de sífilis congênita, que é passada para o bebê durante a gravidez, concluiu a enfermeira Laura Tavares, uma das participantes.
Foram aulas práticas e teóricas, organizadas pelo gerente do Centro de Saúde Nº 4 do Riacho Fundo, Ivaldo Rodrigues Lima, a coordenadora da equipe II do Riacho Fundo II, Marlise Vieira de Matos, e o Chefe do Núcleo de Acompanhamento da Assistência e Tratamento DST, Thiago Amorim.














