Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Provas do concurso do Ibama acontecem neste domingo 

Decisão que suspendeu a realização das provas foi revogada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta quinta

Brasília|Do R7

Segundo a União há déficit de 60% nas vagas e suspensão do concurso causaria danos
Segundo a União há déficit de 60% nas vagas e suspensão do concurso causaria danos Segundo a União há déficit de 60% nas vagas e suspensão do concurso causaria danos

Após autorização da Justiça, estão mantidas as provas objetivas e discursivas do concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), marcadas para este domingo (30).

Os locais e horários de prova podem ser consultados no site do Cebraspe

Na quinta-feira (27), o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, suspendeu uma decisão que impedia a realização das provas. De acordo com o ministro, a suspensão, já nas vésperas da realização do concurso, causa um grande prejuízo à sociedade e aos mais de 150 mil candidatos inscritos.

Ao todo, 568 vagas estão previstas no concurso, espalhadas por todos os estados do país em cargos de nível médio e superior. O certame está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) contestou as regras de realização do concurso no que diz respeito à participação de candidatos com deficiência. O pedido de suspensão do edital foi negado na Justiça Federal de Mato Grosso. Após recurso, o desembargador relator do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu razão ao MPF e suspendeu a realização das provas objetivas e discursivas marcadas para o fim de semana.

No pedido de suspensão dessa decisão, a União alegou ofensa à ordem pública com a paralisação inviável de um concurso importante para toda a administração pública. Outro argumento citado é que o pedido do MPF junto ao TRF1 foi feito em cima da hora, apenas no dia 24 de janeiro, já na semana de realização das provas.

A União lembrou que o Ibama está com um déficit de 60% do pessoal, e a suspensão do concurso poderia trazer "grande prejuízo ao Estado e à sociedade", causando danos não somente à ordem pública, mas também à economia pública.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.