Record TV faz sabatinas com candidatos ao Governo do DF a partir desta quarta
Entrevistas serão feitas durante o 'Balanço Geral Tarde', a partir das 14h, até quinta-feira da semana que vem (11)
Brasília|Do R7
A partir desta quarta-feira (3), a Record TV exibirá entrevistas com seis candidatos ao Governo do Distrito Federal. As sabatinas, conduzidas pelo apresentador Guilherme Portanova, serão realizadas durante o Balanço Geral Tarde, a partir das 14 horas, e terão duração de 20 minutos.
Rafael Parente (PSB) será o primeiro entrevistado. Na quinta-feira (4), é a vez de Izalci Lucas (PSDB) participar do programa. Os demais candidatos serão sabatinados na próxima semana.
Leila Barros (PDT) é a entrevistada de segunda-feira (8). Leandro Grass (PV) participará na terça-feira (9). Reguffe (União Brasil) será sabatinado na quarta-feira (10). Ibaneis Rocha (MDB) encerra o ciclo de encontros na quinta-feira (11).
Confira um perfil dos candidatos a seguir:
Candidato ao Governo do Distrito Federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Rafael Parente é brasiliense e nasceu em 1977. Ele começou a dar aulas de inglês aos 17 anos, em trabalhos voluntários, até que deixou o país para estudar, entre 2005 e 2008. Rafael se tornou professor com doutorado em educação pela Universidade de Nova York.
Após voltar ao Brasil, Parente foi escolhido para ser subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais no Rio de Janeiro, em 2010, permanecendo no cargo durante quatro anos. Voltou ao Distrito Federal a convite do governador Ibaneis Rocha (MDB), em 2019, para assumir a Secretaria de Educação.
No mesmo ano, Rafael deixou o cargo por divergências com o governador. Em novembro de 2019, filiou-se ao Cidadania, onde permaneceu até junho de 2020, quando se filiou ao PSB.
Izalci Lucas Ferreira é um senador brasileiro que concorre ao Governo do Distrito Federal nas eleições deste ano. Nascido em 1956, em Minas Gerais, o candidato de 66 anos faz parte do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ele chegou à capital federal em 1970 e formou-se em Ciências Contábeis pela UDF (Centro Universitário do Distrito Federal).
Em 1996, Izalci foi presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe) e criou a ONG Abeduq (Associação Brasileira pela Educação de Qualidade), além de outros programas sociais. Foi diretor financeiro do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do DF. Em 2002, elegeu-se deputado distrital.
Izalci se licenciou do cargo para ser secretário de Ciência e Tecnologia do DF em 2004 e permaneceu no cargo até 2006, quando foi eleito deputado federal. Em 2007, se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Durante sua gestão, foram criados programas como o DF Digital e a Bolsa de Iniciação Científica. Em 2011 e 2015, Izalci foi reeleito para a Câmara dos Deputados. Em 2018, disputou as eleições para o Senado e foi eleito com 403.735 votos.
Nascida no Distrito Federal, a medalhista olímpica Leila Barros, conhecida como Leila do Vôlei, é uma das candidatas ao Palácio do Buriti nas eleições deste ano. Leila tem 50 anos e é senadora da República, vinculada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Leila iniciou a carreira política em 2014, concorrendo como deputada distrital pelo antigo PRB (Partido Republicano Brasileiro). Na disputa, Leila foi a segunda mais votada do partido, e a 28ª no geral, com 11.125 votos, assumindo a primeira suplência. No fim do mesmo ano, assumiu a Secretaria de Esporte.
Em 2018, concorreu ao cargo de senadora e teve 467,5 mil votos. Leila Barros foi a primeira mulher a ser eleita senadora pelo DF.
Leandro Antônio Grass nasceu em Brasília, em 1985. Ele concorre ao Governo do Distrito Federal nas eleições deste ano pelo Partido Verde (PV). Durante a adolescência, participou de projetos voluntários no DF. Entrou na Universidade de Brasília (UnB) e formou-se em sociologia. Ainda na UnB, fez licenciatura em ciências sociais e mestrado em desenvolvimento sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da universidade.
Após concluir os estudos, Grass trabalhou como professor universitário e pesquisador em áreas como sociologia do desenvolvimento e políticas públicas. Foi eleito deputado distrital na primeira disputa, em 2018.
Leandro realizou parte da campanha eleitoral de forma online, declarando R$ 30,7 mil de custo total. Em seu mandato atual, foi responsável pela lei que reserva um carro exclusivo para mulheres no BRT Sul do DF e a que obriga a substituição de sacolas plásticas por biodegradáveis.
José Antônio Machado Reguffe nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. Formado em jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e em economia pela Universidade de Brasília (UnB), concorre pelo União Brasil.
Durante sua graduação, chegou a ser presidente do Centro Acadêmico de Economia e vice-presidente do Diretório Central de Estudantes, ambos na UnB. Em 2006, conseguiu seu primeiro cargo público, sendo eleito deputado distrital com 25.805 votos.
Após cumprir o mandato, foi eleito deputado federal em 2010, sendo o mais votado do país na época, com 266.465 votos. Notabilizou-se pelo discurso em favor da economia de recursos públicos. Em 2014, Reguffe foi eleito senador. Ele foi um dos autores da PEC que acaba com as indicações políticas para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e para conselheiros dos Tribunais de Contas e outras funções.
Ibaneis Rocha Barros nasceu em Brasília, em 1971, e é o atual governador do Distrito Federal. Ele concorre à reeleição pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Durante a adolescência, Ibaneis trabalhou como feirante, empacotador e comerciante no interior do Piauí, até retornar para estudar em Brasília. Ele se graduou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub).
Após a conclusão do curso, Ibaneis fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil, na Universidade Mackenzie, de São Paulo. Concluindo os estudos, ele abriu um escritório de advocacia em Brasília, em 1990, e tornou-se vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Entre 2007 e 2015, assumiu diversos cargos na OAB. Em 2016, tornou-se diretor do Conselho Federal e corregedor-geral da entidade, cargo que exerceu por três anos.
Ibaneis Rocha concorreu ao Governo do Distrito Federal em 2018. Ele venceu a disputa contra o então governador, Rodrigo Rollemberg, no segundo turno, com 1.042.574 votos.