Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Índice de vacinação contra Covid-19 de crianças e adolescentes está abaixo do esperado no DF

Cerca de 43% das crianças de 5 a 11 anos não buscaram a segunda dose; a Secretaria de Saúde realiza uma campanha em escolas

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Distrito Federal conta com 130 salas de vacinação
Distrito Federal conta com 130 salas de vacinação

Os índices de vacinação entre crianças de 5 a 11 anos estão abaixo do esperado para a imunização contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os dados revelam que apenas 8% tomaram a dose de reforço e 43% não buscaram a segunda dose. Entre os adolescentes, entre 12 e 17 anos, o índice de imunização também não alcançou a meta.

Entre janeiro de 2021 e julho de 2023, os grupos apresentaram baixa adesão na procura de doses de reforço. Dos 5 aos 11 anos, apenas 9,7% da população buscou o imunizante. Já do grupo entre 12 e 17 anos, 33,5% tomaram. Os números são maiores em relação à segunda dose ou à dose única. Cerca de 55,1% da população de 5 a 11 anos se vacinaram, bem como 81,5% daquela entre 12 e 17 anos. Os números, porém, estão abaixo do esperado pela pasta.

Para auxiliar no aumento da cobertura, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou um projeto de vacinação nas escolas do Distrito Federal. Desde o início da campanha, foram aplicadas 3.366 doses de vacinas em estudantes nas comunidades vulneráveis do DF. Cerca de 1.732 doses foram contra a influenza, e 928, contra a Covid-19. Outras 1.003 são de vacinas de rotina no calendário de vacinação.

Leia também: Maiores de 18 anos podem receber vacina bivalente no DF


Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fabiana Fonseca, a campanha tem previsão de continuar até setembro. “A vacina nas escolas é um movimento para reforçar as ações nesse período. Após o recesso escolar, vamos otimizar, com o objetivo de ir a todas as escolas”, conta.

Salas de vacinação

No Distrito Federal existem cerca de 130 salas de vacinação, distribuídas nas regiões administrativas. Para ampliar o atendimento, postos temporários foram montados em escolas, estações de metrô e shoppings. A medida é chamada de extramuros, que realiza o atendimento fora das unidades de saúde.

*Sob a supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.