Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exclusivo: chefão da Mercedes-Benz do Brasil confirma nova fábrica de carros

R7 conversou com o presidente da filial brasileira, Philipp Schiemer; SP e SC disputam unidade

Carros|Rodrigo Ribeiro, de Frankfurt (Alemanha)*

Mercedes-Benz GLA
Mercedes-Benz GLA Mercedes-Benz GLA
Philipp Schiemer, CEO da filial brasileira
Philipp Schiemer, CEO da filial brasileira Philipp Schiemer, CEO da filial brasileira

O chefão da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, confirmou nesta terça-feira (10) que a marca da estrela vai construir uma nova fábrica para produzir automóveis no País. O executivo abriu o jogo para R7 Carros e disse que falta apenas definir o local onde será erguida a unidade, prevista para ligar as máquinas em 2015. São Paulo e Santa Catarina são as cidades candidatas.

— O programa Inovar-Auto foi decisivo para a construção da nova fábrica brasileira.

Segundo o executivo, o programa do governo brasileiro tornou a importação de veículos menos lucrativa, o que acabou definindo o plano de construir uma nova unidade. Schiemer também comentou sobre a fábrica Juiz de Fora (MG), hoje totalmente adaptada para fazer caminhões, mas que produziu automóveis (perte deles "tipo exportação") nas últimas décadas e era cotada.

— Não faz sentido mexer na fábrica de Juiz de Fora para fazer carros, uma vez que não é viável uma unidade produzir caminhões e carros ao mesmo tempo.

Publicidade

Fábrica produzirá sedã e "mais um"

Schiemer não revelou qual modelo será nacional, mas indicou que o Classe C pode ser o escolhido, já que a marca tem tradição com sedãs no País. Sendo assim, é quase certo que o produto será deste segmento. O compacto CLA, versão sedã do Classe A, seria uma opção mais barata, mas o executivo considera o modelo "pequeno demais" para o mercado brasileiro.

Publicidade

Já o jipinho GLA tem grandes chances de ser nacional. De acordo com Schiemer, inicialmente a nova fábrica produzirá dois modelos, com capacidade anual para 30 mil carros. O presidente da marca no Brasil descartou ainda a possibilidade de CKD, processo em que o veículo chega em pacotes para ser apenas montado.

Carros brasileiros terão motor flex

Publicidade

Durante a conversa, Philipp também afirmou que os produtos nacionais terão motor flex, habilitado a beber etanol e gasolina (em qualquer proporção). O executivo, porém, não apontou que motor ganhará a tecnologia. Já sobre versões híbridas, o chefão da Mercedes do Brasil foi taxativo e disse que o custo é muito alto para o mercado local.

Até o bate-papo com Schiemer, o novo Classe A era considerado o candidato com maior chance de ganhar produção nacional. O modelo inclusive já foi produzido por aqui, na fábrica de Juiz de Fora, no fim dos anos 90. A unidade também montou o sedã Classe C e o hatch-cupê CLC, estes dois basicamente destinados à exportação.

Próximos lançamentos

A entrevista com o chefão da Mercedes-Benz do Brasil terminou focada nos próximos lançamentos da marca no País. O executivo confirmou que o sedã compacto CLA chega no final deste ano, e o crossover GLA, principal lançamento da marca no Salão de Frankfurt, chega no fim de 2014, primeiramente importado da Alemanha.

*O jornalista viajou a convite da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

(Colaborou Diogo de Oliveira, do R7)

Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.