Logo R7.com
RecordPlus

Van elétrica Nissan e-NV200 é prática, ecológica e...inalcançável

Protótipo ficou um mês em testes no Rio, mas segue sem previsão de importação

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7, no Rio de Janeiro (RJ)*

  • Google News
Versão elétrica da Nissan NV200 tem visual exclusivo e elementos inspirados no hatch Leaf
Versão elétrica da Nissan NV200 tem visual exclusivo e elementos inspirados no hatch Leaf
O teste em parceria com a Fedex é global; EUA são os próximos
O teste em parceria com a Fedex é global; EUA são os próximos
Interior futurista não é usado no protótipo, mais simples
Interior futurista não é usado no protótipo, mais simples
Carregamento pode ser feito em três tipos de tomadas
Carregamento pode ser feito em três tipos de tomadas

O carro elétrico possui uma lista de virtudes grande: é silencioso, não polui e pode até ser divertido de dirigir. Porém, por mais longa que seja sua relação de vantagens, ela ainda bate de frente com os dois maiores problemas desse tipo de veículo no Brasil: a ausência de incentivos fiscais (que torna seu preço proibitivo) e a infraestrutura precária para a recarga dos veículos.

Com a van elétrica e-NV200 da Nissan não é diferente. Dotada do mesmo motor elétrico de 109 cv do hatch Leaf, ela compartilha as mesmas virtudes do modelo, com o bônus de poder transportar mais carga. Não à toa, a marca iniciou um programa de testes com a FedEx onde quatro unidades da van circulam pelo mundo inteiro – com uma delas fazendo uma parada de quatro semanas no Rio de Janeiro.


Fora do campo

Durante a curta estadia do modelo, a Nissan convidou a imprensa para dar uma volta rápida na van no estacionamento do Maracanã. O local inusitado é explicado pela procedência do modelo: por ser um protótipo, ele é dotado de placa verde (temporária) e não pode ser conduzido em vias públicas por motoristas sem autorização prévia.


No pequeno circuito feito, R7 Carros notou muitas características do Leaf a bordo do e-NV200. Aceleração rápida (mérito do torque de 28,5 kgfm quase instantâneo) e vigorosa, silêncio total e facilidade de guiar. Em relação ao hatch, a van adiciona um novo modo “Brake”, que intensifica a simulação de freio motor, transformando mais energia cinética em elétrica. Na prática, é como se você reduzisse mais as marchas em um carro convencional.

O recurso (aplicado à linha 2014 do Leaf) recarrega a bateria com mais frequência, e, somado ao modo Eco (que limita a potência do motor para poupar energia), permite uma autonomia maior do carro. O índice, aliás, não é divulgado pela Nissan, que estima o alcance da van em até 160 km, dependo das condições de uso.


Sem apoio

Como qualquer carro elétrico, é claro que sua autonomia limita o uso da van à área urbana – justamente seu hábitat natural. O problema é que, ao contrário dos outros países onde o modelo foi testado, o Nissan e-NV200 não conta no Brasil com nenhum incentivo público para a sua venda. Sem esse “pontapé” inicial, a van elétrica continuará restrita ao estacionamento de campos de futebol.

*O jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.