Após denúncias, Procon-BA fiscaliza restaurantes em Salvador
Operação Gourmet verificará questões, como má conservação de alimentos e higiene
Cidades|Do R7, com Estadão Conteúdo

O Procon-BA deflagrou nesta terça-feira (2), em Salvador, a Operação Gourmet, para fiscalizar estabelecimentos que comercializam alimentos. A ação será dividida em quatro fases e contará com duas equipes, segundo a assessoria de comunicação do órgão. Nesta primeira etapa, os trabalhos se concentrarão em restaurantes e churrascarias. A expectativa é de que pelo menos 20 estabelecimentos sejam vistoriados.
Ainda conforme a assessoria, a operação foi desencadeada devido ao grande número de denúncias levadas ao Procon. Serão verificadas questões como validade dos produtos, acondicionamento de alimentos e bebidas, higiene, informações ao cliente e existência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
Multa salgada
Durante a vistoria desta terça-feira, o órgão encontrou irregularidades em uma churrascaria na orla da capital baiana. No local, os fiscais observaram problemas na conservação de alguns alimentos, ausência de Código de Defesa do Consumidor e de tabela de preço na porta do restaurante.
Em caso de infração, os estabelecimentos podem ser autuados e terão prazo de dez dias para apresentação da defesa. É instaurado um processo administrativo e, de acordo com a conclusão, eles podem ser multados. O valor varia de R$ 400 a R$ 6 milhões, conforme a gravidade da irregularidade.







