Após incêndio, Dilma vai liberar recursos para Mercado Público de Porto Alegre
Prédio foi atingido por um incêndio na noite do sábado; ninguém se feriu
Cidades|, com R7

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou neste domingo que o prefeito José Fortunati recebeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff confirmando ao prefeito a liberação recursos federais para a reconstrução do Mercado Público, atingido por um incêndio na noite do sábado (6), segundo informações da Prefeitura de Porto Alegre.
Em reunião com os permissionários do Mercado Público, neste domingo (7), Fortunati anunciou medidas de ajuda a empresários e trabalhadores, além de medidas para a reconstrução do prédio.
Em declarações reproduzidas pelo site da prefeitura, Fortunati disse que vai "conversar pessoalmente com a presidenta Dilma Rousseff para buscar recursos do PAC Cidades Históricas, que contempla 50 cidades do País, no qual Porto Alegre já está inserida".
— Também vamos remanejar recursos já previstos para Porto Alegre, para começar a recuperação do prédio. Não podemos parar. Vamos manter o Mercado Público vivo.
Fotos: incêndio em Mercado Público de Porto Alegre já é o quarto na história do prédio
Fortunati informou que existem R$ 5 milhões disponíveis do Fundo do Mercado Público que podem ser utilizados de maneira emergencial. O seguro contra incêndio feito pela Smic (Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio) prevê uma indenização de mais R$ 1,5 milhão.O prefeito disse que iria buscar financiamentos do BNDES para os empresários reconstruírem suas bancas.
O incêndio
Ao menos dez equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam no combate às chamas que atingiram o casarão histórico onde fica o Mercado Público de Porto Alegre. O primeiro telefonema para a corporação foi feito às 20h34.
Por volta das 22h, o comandante geral da Brigada Militar, Fábio Fernandes, concedeu entrevista coletiva e disse que boa parte do efetivo foi deslocada para o local do incêndio.
O secretário da Segurança Pública do RS, Airton Michels, esteve no local e falou que, em um primeiro momento, pôde observar que boa parte da estrutura do prédio histórico foi mantida. Ele também disse que havia indícios de que o fogo começou dentro do mercado, que teria sido restaurado há cerca de 25 anos. Michels também descartou, inicialmente, a possibilidade de um incêndio criminoso.
O mercado fechou para o público no começo da noite. O incêndio foi controlado na madrugada deste domingo (7). Não houve vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. Algumas ruas foram bloqueadas para facilitar o trabalho dos bombeiros. Ainda não há informações do que pode ter provocado o fogo.













