Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Avião parecia velho”, diz passageiro de voo da TAM após turbulência que deixou 15 feridos

Aeronave precisou fazer um pouso de emergência em Fortaleza

Cidades|Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7

Mulher fraturou a clavícula durante turbulência em voo
Mulher fraturou a clavícula durante turbulência em voo Mulher fraturou a clavícula durante turbulência em voo

Acostumado a viajar de avião, o programador Ricardo Pontes, 23 anos, viveu momentos de pânico durante o voo 8065, da TAM, que precisou fazer um pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (2), em Fortaleza (CE), após uma turbulência que deixou 15 pessoas feridas. Segundo ele, a aeronave parecia velha. 

— Acho que esse avião não aguenta turbulência. Parecia velho. Até brinquei com comissária sobre isso. A aeronave não parecia das mais seguras. 

Pontes chegou a pensar que o avião fosse cair. O avião vinha de Madri, Espanha, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

— A princípio, achei que o avião fosse cair, pois deu uma “embicada” muito forte, parecia ter batido em algo. 

Publicidade

Segundo ele, que viajava a trabalho, uma tempestade muito forte começou e a maioria dos passageiros estava dormindo. 

— Foi tenso, parecia cena de filme, muita gente começou a gritar. Havia pessoas com sangramentos, tinha sangue na camisa do comissário. O programador viu uma mulher, que estava em pé para ir ao banheiro, cair e quebrar a clavícula. Outras pessoas quebraram braço e machucaram a cabeça. A maior parte dessas pessoas estava sem o cinto de segurança. 

Publicidade

Segundo ele, o aviso que ordena que os passageiros estejam sentados durante uma turbulência estava apagado no momento em que a mulher foi ao banheiro. 

— O aviso estava apagado, a tempestade não estava no radar do comandante.

Publicidade

A turbulência, porém, foi contornada com rapidez pelo comandante, relata Pontes. E, dentro do avião, a tripulação foi muito solícita, prestando atendimento e acalmando os passageiros. Além disso, dois bombeiros e uma médica, que viajavam a passeio, ajudaram a socorrer os feridos. 

— O comandante foi muito bom na hora de estabilizar a aeronave. 

Depois do sufoco, o programador diz que, se puder escolher, vai evitar voar de TAM. Ele retorna na tarde dessa segunda-feira (2) para São Paulo. 

Outro lado

Em comunicado divulgado no começo desta noite, a TAM informou que permaneciam internadas, em Fortaleza, duas das 15 pessoas — 12 passageiros e três tripulantes — que ficaram feridas com a turbulência durante o voo. “As duas [vítimas] apresentam um quadro de trauma cervical e passarão por exames complementares”, complementou a companhia.

A TAM ainda lamentou o ocorrido e disse que presta toda a assistência necessária aos passageiros e funcionários. A maioria das pessoas que estava no voo tinha como destino final Fortaleza e permaneceu na cidade. Outros 121 passageiros decolaram para São Paulo em outro voo, que pousou no fim da tarde no aeroporto de Guarulhos.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.