Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boca do Acre decreta estado de calamidade com 98% da população afetada pelas cheias

Bacia do Madeira atingiu nível histórico e está acima da média para o período

Cidades|Do R7

Cheia no rio Madeira obrigou as famílias a deixarem suas casas
Cheia no rio Madeira obrigou as famílias a deixarem suas casas Cheia no rio Madeira obrigou as famílias a deixarem suas casas

As cheias históricas no rio Madeira afetaram 29.880 pessoas de Boca do Acre — 97,5% da população — e o município amazonense decretou estado de calamidade, de acordo com o Subcomandec (Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas).

A população total da cidade é de 30.632 pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As famílias que tiveram suas casas alagadas estão sendo abrigadas em barracas nas escolas do município.

O governo estadual já entregou kits de higiene, limpeza, cestas básicas, medicamentos, colchões e gás de cozinha para o município. Boca do Acre é a segunda cidade do Estado a decretar o estado de calamidade. O primeiro foi Humaitá.

Publicidade

Atualmente, 14 municípios do Estado estão em situação de emergência: Guajará, Ipixuna, Envira, Lábrea, Pauini, Apuí, Canutama, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Tapauá, Itamarati e Autazes.

Parintins, que enfrenta as cheias no Baixo Amazonas, recebeu o alerta máximo para emergência, emitido pela Chefia de Monitoramento da Defesa Civil do Amazonas.

Publicidade

Além de Parintins, os municípios de Boa Vista do Ramos, Barreirinha, São Sebastião de Uatumã, Nhamundá e Urucará, também no Baixo Amazonas, estão em estado de alerta máximo.

Leia mais notícias de Cidades

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.