Chuvas no ES: desabamento eleva número de vítimas para 17
Estado decretou situação de emergência devido
Cidades|Do R7
Pelo menos mais três pessoas morreram em um novo desabamento em Colatina, no noroeste do Espírito Santo, de acordo com a equipe do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros da cidade. Uma quarta vítima foi retirada com vida e equipes continuam à procura de outros sobreviventes. Em todo o estado, chega a 17 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingem a região há mais de uma semana. Mais de 50 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.
Mais da metade dos 78 municípios do Estado foram afetados. São eles: São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Santa Tereza, Venda Nova do Imigrante, São Gabriel da Palha, Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Afonso Claudio, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Laranja da Terra, Vargem Alta, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, João Neiva, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Jeronimo Monteiro.
O governador Renato Casagrande (PSB) decretou Situação de Emergência. Além disso, 22 cidades fizeram decretos municipais. Alguns já foram enviados à Defesa Civil.
Na terça-feira (24), a presidente Dilma Rousseff visitou o Espírito Santo e sobrevoou áreas atingidas pela chuva. Ela anunciou ajuda de R$ 600 milhões ao Estado, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A situação pode ser ainda pior, já que o levantamento de pessoas afetadas é prejudicado devido à dificuldade de acesso a algumas áreas. Diversos órgãos, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Força Nacional de Segurança e voluntários trabalham para levar donativos e retirar moradores de áreas de risco.
Minas
Em Minas Gerais, a Defesa Civil confirmou a morte de um homem de 48 anos, nesta terça-feira, 24, em Itabira. Conforme o boletim consolidado da Defesa Civil de Minas Gerais, desde outubro, 17 pessoas morreram em onze cidades mineiras. Assim, considerando essa contagem expandida de Minas Gerais, as chuvas recentes na região já deixaram aos menos 34 vítimas.
O leste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo, regiões cortadas pelo Rio Doce, são as principais áreas afetadas. Não chovia tanto na região desde 1979.