Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Comum nessa época do ano, morte de pinguins em SC requer cuidados da população

Bióloga fala sobre fenômeno comum durante o inverno no sul do Brasil

Cidades|Thiago de Araújo, do R7

Resgatados, pinguins tendem a ser devolvidos à natureza
Resgatados, pinguins tendem a ser devolvidos à natureza

Dados da Famab (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas) mostram que mais de 50 pinguins foram encontrados mortos desde a última semana nas praias de Morrinhos e Canto Grande, no litoral catarinense. As perdas, comuns nessa época do ano, acontecem em razão da migração dos animais da Patagônia para regiões mais quentes.

A bióloga Letícia Sfrozza, da Famab, explicou à reportagem do R7 os motivos que levam a tantos pinguins serem encontrados mortos nas praias catarinenses durante o inverno.

— Eles seguem pelas correntes marítimas e muitos se perdem e acabam morrendo, seja por hipotermia, causada pela perda de massa de gordura do corpo durante a viagem, seja por ficarem fracos e doentes. Perdidos, muito deles acabam nas praias de Santa Catarina.

Leia mais notícias de Cidades


Vindos em sua maioria da Patagônia, alguns pinguins são resgatados com vida. Desde a semana passada, três animais vivos foram encaminhados para centros de triagem. Recuperados, eles são avaliados e, se possível, acabam devolvidos à natureza.

— Enviamos os pinguins ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Rio Vermelho, ou para a Polícia Ambiental. Os que têm condições são devolvidos, enquanto os demais permanecem no cativeiro que temos montado lá.


A bióloga da Famab ressalta ainda os muitos cuidados que precisam ser tomados pela população ao encontrar um pinguim na praia. De acordo com Letícia Sfrozza, nem sempre eles aparecem na praia por estarem doentes, mas sim apenas para descansar, se alimentar e seguir viagem.

— São raros, mas tivemos casos em que as pessoas nos chamaram e retiraram o pinguim da praia, levaram para casa, alimentaram ou medicaram o animal, e a recomendação é justamente não fazer isso, não retirar o animal da praia. É preciso acionar as os órgãos responsáveis para que as medidas corretas sejam tomadas.

Em Santa Catarina, quem encontrar um pinguim ferido ou perdido do bando em alguma das praias do Estado pode telefonar para a Polícia Ambiental (48-3665-4487 e 48-3263-0198), para o Centro de Triagem de Rio Vermelho (48-3269-7111) ou ainda para a Famab, caso a ocorrência aconteça na região de Bombinhas (47-3393-9539).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.