Defesa Civil realiza cadastro de voluntários para atendimento de saúde em Santa Maria (RS)
Profissionais prestarão atendimento aos feridos e às famílias das vítimas de incêndio em boate
Cidades|Do R7
O governo do Estado do Rio Grande do Sul está convocando psiquiatras, médicos e psicólogos para atender famílias de vítimas da tragédia acontecida após um incêndio na boate Kiss em Santa Maria (RS). Foi montada uma sala de crise no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria para atender feridos e também às famílias das vítimas do incêndio.
De acordo com o sub-comandante da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, as unidades de regiões próximas (como Uruguaiana e Livramento ) estão mobilizadas e foi montado um cadastro de voluntários para ajudar os pontos de atendimento em hospitais e Unidade de Pronto Atendimento do município.
O sargento João Geraldo Rodrigues, do centro de operações da Defesa Civil do Estado, diz que estão sendo cadastrados profissionais da área de saúde pelo telefone (51) 3210.4219, os voluntários serão deslocados para prestar atendimento. As informações foram divulgadas no site oficial do governo do Rio Grande do Sul.
Mais cedo neste domingo (27), o prefeito do município, Cezar Schirmer, fez um chamamento público para enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e demais profissionais da área da saúde que puderem atender como voluntários.
Ônibus para voluntários
A empresa Planalto disponibilizou em Porto Alegre ônibus extra, para que médicos e profissionais de saúde voluntários possam ir até Santa Maria. São solicitados água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, que podem ser encaminhados também por ônibus ou levados aos quartéis de Bombeiros dos municípios. Em Porto Alegre, o quartel fica na Borges de Medeiros, em frente ao prédio do Ipe.
A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que a presidente Dilma Rousseff esteve com algumas famílias, e que todos os governos estão trabalhando de forma integrada para atender o mais rápido possível e com humanidade estas famílias que ainda estão identificando os corpos, na maioria de jovens. "O Governo do Estado, bombeiros, hospitais do município e região, Defesa Civil e forças de segurança atenderam prontamente o chamado das autoridades locais. A presidente deixa a mensagem de solidariedade, e certamente é uma marca de dor que dificilmente será superada".
O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que está recebendo vítimas com queimaduras graves de Santa Maria, ressalta que a doação de sangue deverá ser realizada durante a semana, e que o estoque, tanto do HPS quanto do Hemocentro, é suficiente para o atendimento imediato aos feridos. Para os que estão em Santa Maria, é possível a doação de sangue no Hemocentro do município, localizado na Alameda Santiago do Chile, 35, bairro Nossa Senhora das Dores.