Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Corpo de Bombeiros faz live com dicas para evitar acidentes domésticos

A live terá a participação de convidados especiais e vai mostrar o dia a dia dentro de casa

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O cuidado com as crianças deve ser redobrado durante as férias escolares e por causa da pandemia, já que a maior parte do tempo elas ficam em casa. Às vezes os pais não percebem, mas as residências possuem armadilhas que podem causar acidentes. 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Por conta disso, o Corpo de Bombeiros irá realizar, nesta segunda-feira (28), das 19h às 20h, a Live Segurança no Lar no instagram

A live terá a participação de convidados especiais e vai mostrar o dia a dia dentro de casa.

"O intuito da ação é ensinar pais e crianças como se prevenir dos variados tipos de acidentes domésticos, para que as famílias possam ter mais segurança e diversão durante as férias escolares," explicou a Tenente Andressa.

Publicidade

Estima-se que no Brasil, segundo Ministério da Saúde, cerca de 112 mil crianças são hospitalizadas na rede pública por causa de acidentes domésticos. Aqui no Espírito Santo, entre 2013 e 2019, cerca de 15 mil crianças foram vítimas de algum tipo de acidente.

Cerca de 90% desses acidentes podem ser evitados, e para ajudar, a Tenente Andressa deu algumas dicas de prevenção e cuidado com as crianças dentro de casa.

Publicidade

Engasgo

Leite materno, moedas, peças de brinquedos, objetos pequenos ou até fiapos de tecidos são os grandes responsáveis por engasgos de crianças. Segundo a Tenente, uma simples manobra pode salvar a vida de uma criança.

Publicidade

"Coloque o bebê de bruços em cima de um dos braços e de leves tapas nas costas. Vire o bebê de barriga para cima e efetue mais cinco compressões na linha do peito, parte do corpo que divide o peitoral da criança. Tente visualizar o corpo estranho para retirá-lo da boca delicadamente. Caso não consiga, repita as compressões quantas vezes for possível, até chegar a uma unidade hospitalar de emergência."

Afogamento

Baldes de água, vaso sanitários e piscinas são áreas que precisam da total atenção dos pais. Segundo a tenente, as portas dos banheiros devem ser mantidas fechadas e os baldes sempre virados.

"Em casos de afogamentos deve se chamar o socorro mais rápido possível, manobras de compreensão podem serem feitas até chegada do socorro."

Queimaduras

Tomadas elétricas, panelas, fósforos, isqueiros, ou líquidos inflamáveis devem ser mantidos em lugares estratégicos para evitar o alcance das crianças.

"No fogão optar sempre pelas bocas da parte de trás, e com cabos das panelas sempre para dentro do fogão. Para prevenção de choque em tomadas, existem tampões que evitam com que a criança enfie objetos nos buracos".

Intoxicação

A curiosidade é um estágio muito comum nas crianças , por conta disso elas acabam correndo grandes riscos. " Remédios, produtos de limpezas devem ser mantidos trancados de preferência em lugares altos. A intoxicação em crianças por esses produtos são muitos comuns, é preciso muita atenção dos pais", explicou a tenente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.