Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE-ES apresenta assistente virtual Bel, que vai tirar dúvidas dos eleitores

Iniciativa de inteligência artificial vai esclarecer questões sobre regularidade da situação do eleitor, número da inscrição eleitoral, local de votação, dentre outras

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) desenvolveu um chatbot que auxiliará os eleitores na resolução das principais dúvidas durante as eleições. O programa, apelidado de Bel (Bot Eleitoral), foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.

Bel é mais uma iniciativa do presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr. e está sendo treinada para responder as perguntas mais comuns dos eleitores durante as eleições. Por exemplo, a assistente virtual irá esclarecer dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. 

Nas versões para celulares Android e quando utilizados computadores com Google Chrome, a assistente virtual aceitará comandos de voz. Assim, os eleitores poderão perguntar usando a própria voz, e as respostas serão dadas também oralmente pela Bel.

A assistente virtual responde como onde o eleitor vota. A Bel disponibilizará a localização por meio de GPS para facilitar o deslocamento. E, caso o eleitor deseje, Bel poderá abrir o mapa para mostrar o caminho até o local de votação.

Publicidade

A arquitetura do programa foi construída de modo a permitir a sua integração com outras funcionalidades do TRE-ES, promovendo a eficiência dos procedimentos, automatização de rotinas e aumento de produtividade. 

Bel ainda está aprendendo. A assistente virtual usa inteligência artificial para reconhecer comandos de voz e para adequar as respostas às dúvidas dos eleitores. Até final de outubro, Bel - que já é completamente funcional - terá acurácia próxima a 100% para responder as perguntas que lhe forem feitas.

Publicidade

Os eleitores podem conversar com Bel pelo endereço https://bel.tre-es.jus.br e interagir com a assistente virtual. Assista aqui ao vídeo da Bel em atuação.

Bel é o segundo projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE-ES, em mais uma ação inovadora da Justiça Eleitoral do Espírito Santo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.