Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fumaça tóxica força retirada de famílias de São Francisco do Sul (SC)

Maior dificuldade é que incêndio só pode ser combatido com pó químico que bombeiros não têm

Cidades|

O que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta do incêndio
O que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta do incêndio O que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta do incêndio

Um incêndio de grandes proporções consome, desde as 23h desta terça-feira (24), uma carga de fertilizante em um armazém da empresa Global Logística em um terminal marítimo, na BR-280, em São Francisco do Sul, cidade que fica a 190 km da capital catarinense, Florianópolis.

Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte trabalham na tentativa de eliminar o incêndio, mas sem sucesso.

Segundo informou o Corpo de Bombeiros ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, por telefone, o que mais preocupa as autoridades é a fumaça altamente tóxica que se levanta da queima de uma carga de nitrato de potássio, produto usado na fabricação de fertilizantes de alto teor tóxico.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

A maior dificuldade é que este tipo de incêndio só pode ser combatido com um pó químico que os bombeiros locais não têm à disposição. O Corpo de Bombeiros mais próximo de São Francisco do Sul que possui tal produto fica em Itajaí, cidade a mais 100 km do local do incêndio. Até as 10h30, os bombeiros de Itajaí ainda não tinham conseguido chegar ao local.

As autoridades estão orientando as famílias a deixarem São Francisco do Sul em direção a outras cidades, em função do risco que a fumaça tóxica oferece à saúde. Neste momento, a fumaça está sendo empurrada pelo vento em direção ao mar. Mas, segundo informou a Capitania dos Portos aos bombeiros, à tarde o vento deve mudar de direção por força da maré e levar a fumaça em direção à cidade de São Francisco.

Publicidade

Se a conversão do vento for mesmo confirmada, os moradores terão que deixar a cidade em direção a Joinville. O efetivo dos bombeiros de São Francisco do Sul é composto por 60 homens, dos quais 40 estão empenhados no combate ao incêndio.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.