Funcionários públicos do PR entram em confronto com a PM durante manifestação
Professores e outros servidores protestam contra mudança no repasse para a previdência social
Cidades|Do R7, com Rede Record
Professores e outros servidores públicos do Paraná entraram em confronto com policiais militares na manhã desta terça-feira (28). O tumulto começou quando manifestantes que seguiam em passeata pela avenida Cândido de Abreu tentaram furar o bloqueio policial e seguir com o caminhão de som para a frente da Assembleia Legislativa.
Viaturas da PM e a Tropa de Choque da polícia impediram a passagem e alguns manifestantes tentaram empurrar os veículos e houve confronto. Os policias usaram spray de pimenta para dispersar a multidão e bombas também foram lançadas pela polícia.
Os manifestantes protestam contra a votação do PL 252/15, que modifica as formas de repasse financeiro para a previdência social e será discutido e votado pelos deputados. A proposta prevê que o governo retire parte do pagamento de 33.000 servidores aposentados do fundo de financiamento, bancado pelo tesouro do Estado. Com as mudanças, os aposentados passarão a receber por meio do fundo previdenciário, que é fomentado pela poupança dos servidores.
Para os manifestantes, as transformações são uma estratégia do governo estadual para poupar um gasto de R$ 150 milhões e, assim, não comprometer a folha de pagamento. Os deputados discutirão e votarão o projeto em três sessões. A sessão desta terça deve começar por volta das 14h30. De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia há cerca de 4.000 servidores no local.