Homem usa faixa com símbolo do nazismo em bar de Unaí, em MG
Imagem publicada em rede social no sábado (14) gerou indignação e revolta entre internautas. Polícia diz não ter registro de chamados para o local
Cidades|Fabíola Perez, do R7
Um homem usou uma faixa da suástica, símbolo do nazismo, em um bar localizado na cidade de Unaí, no interior de Minhas Gerais. A foto foi publicada no sábado (14) no Twitter e provocou indignação entre internautas moradores da cidade.
Na imagem é possível ver um homem sentado à mesa vestindo calça e camisa e ostentando, no braço esquerdo, uma faixa com a suástica, cruz adotada como emblema oficial do 3º Reich e do Partido Nacional-Socialista alemão. A imagem se tornou mundialmente conhecida como símbolo do nazismo.
A foto publicada na rede social tem, até o momento, 865 compatilhamentos e comentários de internautas, que chegaram a citar leis que incitam discriminação ou preconceito. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que não há registros sobre o fato durante este fim de semana.
Segundo a Convenção Internacional de Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, do qual o Brasil é signatário, os estados que fazem parte condenam toda propaganda e todas as organizações que se inspirem em ideias ou teorias baseadas na superioridade de uma raça ou de um grupo de pessoas de uma certa cor ou origem étnica e se comprometem a punir esses delitos por lei.
O artigo 20 da Lei de Crime Racial prevê em seu artigo 20 que praticar, induzir ou incitar, por meios de comunicação ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência nacional é crime com pena de reclusão de dois a cinco anos.