Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não podia manchar minha carreira, diz jornalista da CBN que pediu demissão após denúncias de assédio

Ele afirmou ter visto comentarista falar algo no ouvido de estagiária

Cidades|Sylvia Albuquerque, Do R7

Internautas se revoltam com caso de assédio na CBN de Curitiba
Internautas se revoltam com caso de assédio na CBN de Curitiba Internautas se revoltam com caso de assédio na CBN de Curitiba

Em solidariedade às mulheres que denunciaram ter sofrido assédio sexual por parte do comentarista Airton Cordeiro, o âncora da rádio CBN Curitiba, Álvaro Borba, deixou o trabalho na emissora. Em conversa por telefone com o R7, ele relatou ter tomado a decisão diante da demora da rádio em demitir o comentarista, já que o levantamento feito pelos funcionários apontava que cinco mulheres já haviam sofrido algum tipo de abuso.

— O assunto começou a surgir nos corredores da rádio e logo chegaram às redes sociais. Os internautas queriam saber quem era a pessoa que estaria fazendo isso. Quem seria o ‘tarado da CBN’. Vi que poderiam imaginar que eu estaria praticando algo assim e não queria manchar minha biografia. Não consegui ficar imóvel diante das denúncias. Exigimos uma garantia de que o Airton não voltaria a trabalhar conosco, mas isso só foi feito depois que o caso estourou e já tinha pedido demissão.

Borba contou que chegou a ver o comentarista falar algo no ouvido da estagiária Mariana Ceccon, mas estava longe, não conseguiu ouvir. Depois disso, a jovem passou a agir diferente e certo dia contou a ele o que havia ocorrido. Airton disse sussurrando em seu ouvido “Eu estou morrendo de tesão em você e ainda vou te montar, você vai ver”, segundo o relato.

— Algo otimista podemos tirar desse caso. A Mariana veio a público e mostrou que determinados abusos na relação de poder não são mais aceitos. Ela é nova e provou que a mentalidade é outra. Tudo o que ela relatou é uma verdade e não tinha mais clima para continuar trabalhando naquele lugar. Minha situação é complicada, mas biografia é uma só.

Publicidade

A reportagem do R7 tentou contato com o comentarista Airton Cordeiro, mas não obteve retorno. Assim que se pronunciar, a posição dele será incluída em nossa matéria.

A estagiária de jornalismo Mariana Ceccon registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, que deve investigar o caso. Segundo relato da vítima, divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná, o abuso aconteceu depois de um tempo em que ela começou a trabalhar no local.

Publicidade

Leia mais notícias de Cidades

José Wille, diretor de jornalismo, e Marcos Tosi, chefe de reportagem, também deixaram o local. As vítimas incluíam telefonistas e secretárias de diferentes idades.

Publicidade

Em nota, a CBN Curitiba informou que “em meados de julho passado, receberam denúncia de possível ocorrência de assédio sexual na emissora. No mesmo dia foi efetuado o afastamento do denunciado. As investigações estão a cargo da autoridade policial competente com a qual estamos colaborando”.

O Sindijor acompanha as investigações e encaminhará o relato ao Conselho de Ética da entidade para análise.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.