Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPs recomendam que escolas exijam passaporte da vacina

Os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPPB) e do Trabalho (MPT) recomendaram, nesta sexta-feira (28), que o Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba comunique às escolas de João Pessoa, que exijam de alunos e trabalhadores da educação a apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19 para acesso às atividades presenciais. SES-PB anuncia novo decreto com […] The post MPs recomendam que escolas exijam passaporte da vacina first appeared on Portal Correio.

Portal Correio|

Curso, Educação, Aula, Escola
Curso, Educação, Aula, Escola Curso, Educação, Aula, Escola

Os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPPB) e do Trabalho (MPT) recomendaram, nesta sexta-feira (28), que o Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba comunique às escolas de João Pessoa, que exijam de alunos e trabalhadores da educação a apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19 para acesso às atividades presenciais.

SES-PB anuncia novo decreto com medidas mais rígidas contra o coronavírus

A recomendação abrange todos os alunos, crianças e adolescentes, que já estão contemplados pela agenda de vacinação do Ministério da Saúde, desde que haja disponibilidade de doses e não exista contraindicação médica em laudo devidamente fundamentado. A ausência da vacina contra a covid impossibilitará a participação presencial do estudante nas atividades escolares. 

A recomendação ressalta que deve ser assegurado o acesso ao ensino remoto para os estudantes não vacinados porque, “em nenhuma hipótese, poder-se-ia privar do estudante o acesso à educação pública ou privada, vacinado ou não vacinado”.

Publicidade

Trabalhadores podem ser demitidos

Conforme o documento, o Sindicato deve comunicar às escolas que também exijam a apresentação do comprovante de todos os trabalhadores em educação. A não apresentação pode acarretar em advertência, suspensão e demissão por justa causa, salvo se houver impossibilidade de vacinação por contraindicação médica em laudo devidamente fundamentado ou compatibilidade com o trabalho remoto, prescreve o documento. 

Os órgãos ministeriais alertam que as instituições de ensino são responsáveis civil e penalmente pela sanidade do ambiente de trabalho, conforme disposto no Artigo nº 19, §§ 1º e 2º, da Lei Federal nº 8.213/91, e dão prazo de 10 dias para que o Sindicato comprove o cumprimento da recomendação, sob pena das medidas jurídicas cabíveis. 

Publicidade

IFPB também deve exigir comprovante

Também foi recomendado ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que exija em todos os seus campi a apresentação do comprovante vacinal contra Covid-19 de alunos, profissionais de educação, servidores públicos ou terceirizados, salvo por contraindicação médica, em laudo devidamente fundamentado, ou a compatibilidade com o trabalho remoto.

O não cumprimento da medida pode acarretar instauração de sindicância ou procedimento administrativo disciplinar.

The post MPs recomendam que escolas exijam passaporte da vacina first appeared on Portal Correio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.