Prefeito de Porto Alegre diz que vai buscar recursos em Brasília para reconstruir mercado atingido por incêndio
Prédio histórico passará por vistoria na manhã deste domingo para avaliação dos prejuízos
Cidades|Do R7
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, garantiu que não vão faltar recursos para a reconstrução do Mercado Público de Porto Alegre, atingido por um incêndio de grandes proporções na noite do último sábado (6). Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, Fortunati irá aproveitar a viagem a Brasília na segunda-feira (8) para conversar pessoalmente sobre o assunto com a presidente Dilma Rousseff.
— A presidenta Dilma conhece muito bem o Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, e tenho certeza que ela vai nos dar todo o apoio necessário nesse momento.
Ainda de acordo com a prefeitura, Fortunati vai solicitar auxílio financeiro do Governo Federal para recuperação do prédio. A proposta é que o projeto de recuperação seja incluído no PAC Cidades Históricas, que já tem a participação de Porto Alegre.
O prefeito lamentou o ocorrido e se disse muito triste com o ocorrido.
— É um dos dias mais tristes que a cidade vive nos últimos tempos. Eu moro perto, quando cheguei ao Mercado Público o incêndio tinha recém começado, mas o fogo se alastrou com muita rapidez. É um prédio tombado, toda a parte superior, tanto telhado como lojas são de madeira, e queima muito fácil. Isso dificultou o trabalho dos bombeiros.
Na manhã deste domingo está prevista a realização de uma vistoria no local. Equipes da Prefeitura de Porto Alegre, dos Bombeiros e da Associação dos Permissionários do Mercado Público, farão a inspeção do prédio para avaliar os prejuízos.
O incêndio
Ao menos dez equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam no combate às chamas que atingiram o casarão histórico onde fica o Mercado Público de Porto Alegre. O primeiro telefonema para a corporação foi feito às 20h34.
Por volta das 22h, o comandante geral da Brigada Militar, Fábio Fernandes, concedeu entrevista coletiva e disse que boa parte do efetivo foi deslocada para o local do incêndio.
O secretário da Segurança Pública do RS, Airton Michels, esteve no local e falou que, em um primeiro momento, pôde observar que boa parte da estrutura do prédio histórico foi mantida. Ele também disse que havia indícios de que o fogo começou dentro do mercado, que teria sido restaurado há cerca de 25 anos. Michels também descartou, inicialmente, a possibilidade de um incêndio criminoso.
O mercado fechou para o público no começo da noite. O incêndio foi controlado na madrugada deste domingo (7). Não houve vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. Algumas ruas foram bloqueadas para facilitar o trabalho dos bombeiros. Ainda não há informações do que pode ter provocado o fogo.