Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procurador-geral e comunidade judaica cobram autoridades por saudação nazista em ato em SC

Confederação Israelita do Brasil e Augusto Aras endurecem pedido para autoridades do estado coibirem crime de ódio em protestos

Cidades|Do R7

Protesto tem saudações nazistas em Santa Catarina
Protesto tem saudações nazistas em Santa Catarina Protesto tem saudações nazistas em Santa Catarina

As manifestações contrárias ao resultado das eleições do último domingo (30) se espalham pelo Brasil nesta quarta-feira (2). Há atos em pelo menos 17 estados, de acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Um deles, porém, chamou a atenção do PGR (Procurador-Geral da República), Augusto Aras, e causou reação dura da Conib (Confederação Israelita do Brasil).

Em vídeo que circula nas redes sociais, centenas de pessoas vestidas com camisetas da seleção brasileira ou com vestes com as cores verde e amarela levantam o braço — em referência ao gesto tradicional do ditador Adolf Hitler. Neste momento, a multidão, que também empunha bandeiras do Brasil, canta o hino nacional — assista abaixo.

A Conib condenou imediatamente a manifestação e indicou que as imagens são repugnantes. A entidade também disse que "o nazismo prega e pratica a morte e a destruição" e endureceu a cobrança ao afirmar que a "sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa". De acordo com a Conib, o gesto flagrado em Santa Catarina ainda é "uma ofensa as Forças Armadas que lutaram contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial".

Publicidade

Augusto Aras solicitou apoio do governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), para impedir e punir esse tipo de manifestação. De acordo com o Procurador-Geral da República, a liderança de Jorginho é essencial para coibir "movimentos em SC que já desbordam para manifestações neonazistas".

Assista ao vídeo abaixo:

Publicidade

Leia a nota da Conib na íntegra:

"As imagens de manifestantes com a camisa do Brasil fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa. Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial."

Publicidade

Leia a manifestação do Procurador-Geral da República:

"Caríssimo GOVERNADOR

JORGINHO MELO,

Sua liderança é fundamental para que superemos os movimentos em SC que já desbordam para manifestações neonazistas.

Creio que a sua legitimidade pode por termo ao conflito, como vem ocorrendo em todo o Brasil Atenciosamente,

Augusto Aras

PGR"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.