Rio Acre registra o maior nível desde 1997
Prefeito de Rio Branco decretou calamidade pública; 50 mil pessoas foram afetadas pela cheia
Cidades|Do R7
O nível do Rio Acre atingiu no fim da noite de domingo (1º) o maior nível desde 1997, quando começaram os registros, e bateu 17,68 m, segundo a Defesa Civil. Na manhã desta segunda-feira (2), o nível foi mais alto: 17,78 m. Essa já é considerada a maior cheia do rio na capital.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, decretou, ontem, calamidade pública. São ao menos 38 bairros com inundações e cerca de 50 mil pessoas atingidas. Os desabrigados estão no Parque de Exposições e em outros locais disponibilizados pelo governo.
Hoje e amanhã, foi decretado ponto facultativo para os servidores estaduais. Serviços essenciais, como limpeza urbana e saúde, continuam normalizados. O objetivo é que essas pessoas possam se voluntariar para ajudar as famílias desabrigadas.
As autoridades pedem que as pessoas evitem sair de casa em Rio Branco. As duas pontes na região central da cidade estão interditadas e é difícil se locomover em algumas regiões.
Em outras cidades do Estado, a água começou a baixar no fim de semana. Agora, os trabalhos são de reconstrução do que foi levado pelas inundações. Ainda não há uma estimativa do prejuízo causado pela cheia dos rios.