Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Ele já não está mais entre nós', diz sogra de Dom Phillips, em ato na orla de Copacabana

O jornalista britânico e o indigenista brasileiro Bruno Pereira estão desaparecidos na Amazônia desde domingo (5) 

Rio de Janeiro|

O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo estão desaparecidos
O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo estão desaparecidos O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo estão desaparecidos

"Ele já não está mais entre nós. Para ser sincera, não existe mais esperança", disse a aposentada Maria Lúcia Farias Sampaio, de 78 anos, sogra do jornalista britânico Dom Phillips, durante ato realizado no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (12). Ela é mãe de Alessandra Sampaio, casada com o profissional, que há sete dias está desaparecido na Amazônia, assim como o indigenista Bruno Pereira.

Os dois faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Vale do Javari, na Amazônia, quando sumiram. A polícia investiga o caso, ainda sem respostas.

A manifestação começou às 9h, na avenida Atlântica, em frente ao posto 6, na orla de Copacabana, na zona sul. Era nesse local que o britânico, que está no Brasil há 15 anos, fazia aulas de stand-up paddle, quando ainda morava na capital fluminense.

Organizado por amigos e familiares do jornalista, o ato teve o objetivo de pressionar as autoridades a intensificarem as buscas pelos dois desaparecidos, e a tomarem providências contra violações de direitos, que são frequentes na Amazônia.

Publicidade

"Estamos aqui em homenagem a Dom e Bruno", disse Maria Lúcia. Já o sogro de Phillips, o aposentado Luiz Carlos Rocha Sampaio, 80, diz ainda acreditar que os dois possam estar vivos. "Eu ainda alimento a esperança de encontrá-lo. Peço a Deus que não seja em vão essa nossa luta", falou.

Às 10h20, um grupo de aproximadamente 50 pessoas, segurando cartazes com fotos dos desaparecidos, se reuniu para, em coro, gritar: "Onde estão Dom e Bruno?"

Publicidade

Família

Phillips e Alessandra têm três filhos. Ela continua em Salvador, cidade para onde o casal se mudou há um ano, depois de viver no Rio de Janeiro, e de lá acompanha as buscas pelo marido. A irmã dela viajou para a capital baiana assim que o sumiço foi anunciado. O outro irmão de Alessandra, o produtor Marcus Farias Sampaio, 49, participou do ato no Rio.

"A gente sabe que é muito difícil. Enquanto não houver uma resposta definitiva, a gente tem que acreditar. Mas a gente está aguardando o pior, embora tenha muita fé", afirmou.

Lucélia Santos também esteve na manifestação. "Esse episódio vem escancarar a realidade trágica e horrorosa que está acontecendo no Brasil hoje. Que perseguem e matam as pessoas nessa região, já é do conhecimento de todos. O que a gente não podia imaginar é a vulnerabilidade do Exército, de não reunir as condições adequadas para a busca. A sociedade precisa se unir e exigir do governo o esclarecimento do caso. Dom e Bruno não podem simplesmente sumir no interior da floresta", disse a atriz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.