Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suástica flagrada em piscina de SC não é crime, diz delegado

Imagem foi vista por policiais na terça-feira, durante buscas por sequestradores naquela região

Cidades|Márcia Francês, do R7

Suástica foi vista em piscina de casa de Santa Catarina
Suástica foi vista em piscina de casa de Santa Catarina Suástica foi vista em piscina de casa de Santa Catarina

Uma suástica, imagem conhecida como símbolo do nazismo, foi flagrada no fundo de uma piscina no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no fim da manhã de terça-feira (2) e causou polêmica. A imagem foi vista por policiais civis durante uma busca por sequestradores naquela região. A casa onde está essa suástica fica no alto de uma montanha, na divisa entre os municípios de Pomerode e Rio dos Cedros. 

O delegado Luiz Gross, titular da delegacia de Pomerode, contou que esta história não é nova. A suástica está naquela piscina há 13 anos e a polícia já havia averiguado isso antes. Essa prática, segundo Gross, não é considerada crime e, por isso, não vai abrir um inquérito para investigar o caso. 

De acordo com o delegado, houve uma alteração na legislação em 1997, que passou a criminalizar, entre outras coisas, o uso de símbolos nazistas. Mas a ressalva, segundo Gross, é que "esses símbolos têm que ser divulgados, tem que exteriorizar, fazer uma campanha sistemática enaltecendo o nazismo".

— Neste caso, era uma residência particular, não colocou em redes sociais, não fica enaltecendo o nazismo, chamando pessoas para o grupo, formando grupos, então é só uma manifestação individual que ele colocou na piscina na propriedade particular dele, então não configura o crime.

Publicidade

Leia mais notícias de Cidades

O delegado explicou, ainda, o que pode ser considerado uma prática criminosa. 

Publicidade

— O que aconteceu em Itajaí, no mês de abril. Em um dia de manhã, os postes das ruas principais de Itajaí estavam cheios de figuras do nazismo, de Hitler. Aí sim, você está exteriorizando, você está conclamando, você está chamando. Se pegar aquela pessoa, ela está praticando crime. 

Gross contou ainda que o dono da casa onde foi flagrada a suástica é um conhecido professor de história na região, que dá aulas em um cursinho de Blumenau, mas não revelou a identidade dele. Esse homem seria um simpatizante, mas nunca teria feito apologia do nazismo. Pomerode é considerada a cidade mais alemã do País. O município tem 30 mil habitantes. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.