Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Tocantins contrata empresa com dois dias de existência para gerir serviço de consignação

Secretaria da Administração do estado assinou termo de cooperação técnica com instituição fundada 48 horas antes

Cidades|Do R7, em Brasília

Empresa foi aberta dois dias antes de contrato
Empresa foi aberta dois dias antes de contrato Angel Lima/Governo do Tocantins

A Secretaria da Administração do Tocantins assinou na sexta-feira passada (8) um termo de cooperação técnica para a manutenção do serviço de consignação do Executivo estadual com uma empresa criada apenas dois dias antes. Em nota, a pasta diz que “a mudança visa otimizar os processos de consignação, beneficiando ambas as partes envolvidas”.

De acordo com o ato, publicado no Diário Oficial do estado, o governo local escolheu a SiConsig Gestão e Softwares Ltda, fundada em 6 de março de 2024, para gerir as consignações facultativas dos servidores do Executivo. O R7 tenta contato com os sócios da empresa.

O termo de cooperação técnica diz que a empresa ficará responsável pela função por dois anos. Ela começa a atuar na próxima quinta-feira (14).

A SiConsig Gestão e Softwares Ltda foi aberta com um capital social de R$ 200 mil e foi cadastrada como microempresa, conforme informações do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).


Leia mais: Estudo diz que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023

A atividade econômica principal informada pela instituição é a de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. A SiConsig Gestão e Softwares Ltda diz que atua também nas seguintes áreas:


• Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;

• Consultoria em tecnologia da informação;


• Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet;

• Atividades de teleatendimento;

• Atividades de cobranças e informações cadastrais.

A empresa foi escolhida pelo governo do Tocantins dias depois de a Secretaria da Administração do estado anunciar que não iria renovar com a instituição que era a responsável pelo serviço de consignação. Em 5 de março, a pasta decidiu romper com a ZetraSoft Ltda., que tinha acordo com o Executivo local até 13 de março.

Segundo o advogado especialista em Direito Público Frederico Meyer, existe jurisprudência do Tribunal de Contas da União que proíbe contratação nesse caso. "É obrigação do gestor público olhar o contrato social mesmo. Se o contrato social não prever a atividade a ser contratada, a empresa não pode ser contratada. É o contrato social que define quais os objetos e finalidades daquela pessoa jurídica", afirma.

Secretaria diz que sócios têm experiência

Em nota, a Secretaria da Administração disse que “os responsáveis técnicos da empresa possuem mais de 20 anos de experiência no ramo e já prestaram serviços a diversos órgãos renomados, como Ministério Público, Igeprev, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Câmara e Prefeitura de Palmas, e inclusive à própria Secad em anos anteriores”.

“Destaca-se que a operação não tem nenhum custo para o estado, e todas as formalidades necessárias para a assinatura deste novo instrumento foram devidamente cumpridas, incluindo a verificação e atesto da capacidade técnica, jurídica e fiscal da referida empresa”, disse a pasta.

A secretaria informou que “a mudança visa otimizar os processos de consignação, beneficiando ambas as partes envolvidas”. “Não haverá interrupção nos serviços prestados, e nenhum servidor será prejudicado ou terá aumento de custos em decorrência da transição.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.