Ações do Twitter disparam mais de 20% após Elon Musk comprar 9% do microblog
Com a aquisição, o bilionário dono da Tesla soma 73,5 milhões de ações do Twitter, rede social que ele tem criticado ultimamente
Economia|Do R7, com Reuters
O empresário e fundador da Tesla, Elon Musk, revelou nesta segunda-feira (4) ter comprado uma participação acionária de 9,2% do microblog Twitter. A declaração fez com que as ações da rede social saltassem 23% nesta manhã.
A aquisição que coloca Musk como o maior acionista do site aconteceu após ele dizer que estava “pensando seriamente” na construção de uma nova plataforma de mídia social, enquanto questionava o compromisso do Twitter com a liberdade de expressão.
Leia mais: Bitcoin dispara após Elon Musk marcar moeda em bio no Twitter
Agora, o bilionário possui 73,5 milhões de ações do Twitter e sua participação passiva na empresa está avaliada em até US$ 2,9 bilhões com base no fechamento das ações na última sexta-feira (1º). As ações são atribuídas ao Elon Musk Revocable Trust, do qual o dono da Tesla é o único administrador.
Usuário frequente do Twitter, Musk tem mais de 80 milhões de seguidores desde que ingressou na rede social, em 2009, e usou a plataforma para fazer vários anúncios, incluindo um acordo de privatização para a Tesla — o que tornaria a fabricante de veículos uma companhia de capital fechado, sem ofertas de ações negociadas com o público ou necessidade de divulgar balanços financeiros ao governo e aos acionistas.
Ultimamente, no entanto, ele tem criticado a plataforma de mídia social e suas políticas. Para Musk, a empresa vai contra a democracia ao não aderir aos princípios de liberdade de expressão. "O Twitter deveria ser uma praça pública, falhar em aderir aos princípios de liberdade de expressão prejudica a democracia", lamentou.