Anac autoriza 1.973 novos voos para o período da Copa do Mundo
Serão disponibilizados 25 mil novos assentos para a final do Mundial no Rio de Janeiro
Economia|Carolina Martins, do R7, em Brasília
O Anac (Agência Nacional de Aviação civil) autorizou, nesta quinta-feira (16), 1.973 novos voos em 25 aeroportos do País para o período da Copa do Mundo — um acréscimo de 1% da malha aérea brasileira.
Os voos dessa nova malha vão circular entre os dias 6 de junho e 20 de julho — período referente a uma semana antes do início e uma semana depois do fim do Mundial.
De acordo com o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, todas as solicitações feitas pelas empresas estão dentro da capacidade dos aeroportos e por isso, todos os pedidos foram autorizados. No entanto, ainda podem ser feitos ajustes pelas companhias aéreas.
— Continuamos a disposição das empresas para fazer os ajustes necessários e depois dos ajustes, novos pedidos podem ser feitos. E natural que isso aconteça.
Além de novos voos, serão feitas modificações de horários e rotas na malha aérea atual. Ao todo, 42% dos voos existentes podem sofrer algum tipo de modificação.
Mesmo com os novos voos, a Anac garante que a capacidade dos aeroportos, do jeito que estão hoje, é suficiente. Segundo Guaranys, as autorizações foram concedidas levando em conta o tamanho das pistas, do pátio e do terminal de cada aeroporto e por isso nenhum ficará sobrecarregado.
— Nós garantimos que os voos estão sendo aprovados dentro da capacidade dos aeroportos, por isso a gente garante que todas as intenções das empresas de novos voos serão atendidas dentro da capacidade dos aeroportos.
Rotas mais solicitadas
Dentro dos pedidos de novos voos, a rota mais solicitada foi entre Brasília e Guarulhos (SP). Para este trecho, foram pedidos, e autorizados, 288 novos voos.
O trecho entre Santos Dumont (RJ) e Viracopos (SP) foi o segundo mais solicitado. A Anac aprovou 284 novos voos entre esses destinos.
A terceira rota que recebeu mais pedidos de novos voos é internacional. As empresas pediram, e a Anac autorizou, 262 novos voos entre Galeão (RJ) e Ezeiza, o principal aeroporto da Argentina, em Buenos Aires.
A Argentina também é o destino da quarta maior solicitação pra aumentar a malha. A Anac concedeu 244 novos voos saindo do Galeão (RJ) e indo para o Aeroparque, em Buenos Aires.
Mais assentos para final da Copa
Considerando os dias e o destino dos novos voos, a final da Copa no Rio de Janeiro, no dia 15 de julho, foi a que mais ganhou reforço. Serão 25 mil novos assentos disponibilizados para os aeroportos do Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont.
A malha aérea para a abertura da Copa, em São Paulo, também foi reforçada. A Anac autorizou 20 mil novos assentos em voos com destino à Viracopos e Guarulhos.
Voos com destino à Brasília, para acompanhar o jogo entre Brasil e Camarões na primeira fase da Copa, também cresceram. Foram autorizados mais de 15 mil novos assentos para o Aeroporto Juscelino Kubitschek.