Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após oito quedas consecutivas, confiança industrial cresce em abril

Maior otimismo do setor é motivado pelo fim dos problemas com o fornecimento de insumos e pela passagem do surto de Covid-19

Economia|Do R7

Confiança da indústria figura aos 97,4 pontos
Confiança da indústria figura aos 97,4 pontos Confiança da indústria figura aos 97,4 pontos

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) subiu 2,4 pontos em abril, para 97,4 pontos. Trata-se da primeira alta após oito quedas seguidas, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice ainda manteve a tendência de queda, ao recuar 0,3 ponto no intervalo entre os meses de fevereiro e abril, na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Aloisio Campelo Jr., economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), afirma que o otimismo maior foi influenciado pela redução dos problemas com o fornecimento de insumos e pelas passagens do surto de Covid-19 e do momento de maior pessimismo com os potenciais impactos da guerra Rússia-Ucrânia.

"A alta da confiança industrial em abril pode ser interpretada como um movimento no sentido da normalização das atividades no setor", relata Campelo.

Publicidade

Em abril, houve alta de 11 dos 19 segmentos monitorados. O ISA (Índice Situação Atual) avançou 1,4 ponto, para 98,4 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) subiu 3,2 pontos, para 96 pontos. Ambos os índices voltam a subir após recuarem por oito meses.

"Os indicadores relacionados ao momento presente caminham para níveis de neutralidade e as expectativas tornaram-se menos pessimistas com destaque para as avaliações favoráveis em relação à demanda externa", completa o economista do Ibre.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.