Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central conclui hoje reunião que deve elevar juros básicos ao maior patamar em 5 anos

Já sinalizada no último encontro do Copom, alta com o objetivo de conter a inflação deve ser menor do que 0,75 ponto percentual

Economia|Do R7

Veredito sobre novo patamar da taxa Selic sai no início desta noite
Veredito sobre novo patamar da taxa Selic sai no início desta noite Veredito sobre novo patamar da taxa Selic sai no início desta noite

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) define nesta quarta-feira (15) o patamar futuro da taxa básica de juros. Se as expectativas forem confirmadas, o veredito a ser anunciado no início da noite elevará a Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, o maior patamar desde fevereiro de 2017.

No último encontro, quando aumentou a Selic para 12,75% ao ano, o Copom afirmou que a decisão tem o objetivo de conter a inflação, atualmente a caminho de fechar 2022 acima do teto da meta pelo segundo ano consecutivo. Há ainda uma preocupação com o futuro dos preços das commodities (matérias-primas).

Também ficou sinalizado o novo salto dos juros básicos, com uma extensão do ciclo de altas em um ajuste de menor magnitude do que o salto de 0,75 ponto percentual. "Tal estratégia foi considerada a mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos", destaca a autoridade monetária na ata da última reunião.

Assim, a 11ª elevação consecutiva da taxa de juros tende a funcionar como um instrumento de política monetária para reduzir os preços. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento pelas famílias.

Publicidade

Ontem (14), os oito diretores da autoridade monetária realizam apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro. O colegiado também já iniciou a análise de cenários e conjuntura, etapa que será finalizada nesta quarta-feira (15).

Após todas as discussões, a decisão a respeito dos novos juros será anunciada após as 18h30 e ficará vigente por ao menos 45 dias, quando os diretores do Copom voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

Publicidade

Juros básicos

A Selic é conhecida como taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimo ou financiamento. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.

Publicidade

A taxa básica também serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, próxima da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.