Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano pela 2ª vez

Decisão do Copom, órgão do BC, seguiu a expectativa do mercado, que já estava preparado para a manutenção da taxa

Economia|Giuliana Saringer, do R7

BC decidiu valor da Selic em reunião nesta quarta
BC decidiu valor da Selic em reunião nesta quarta BC decidiu valor da Selic em reunião nesta quarta

O Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), decidiu manter a taxa básica de juros da economia em 6,5% ao ano em reunião nesta quarta-feira (20). A decisão seguiu a expectativa do mercado financeiro.

A taxa já havia sido mantida em 6,5% em maio deste ano, resultado que interrompeu a série de reduções da taxa, que estavam acontecendo desde agosto de 2016. Na época, a Selic era de 14,25% ao ano. De lá para cá, a taxa teve 12 reduções consecutivas, até atingir o patamar de 6,5% ao ano.

O Copom decidiu manter a taxa porque "a paralisação no setor de transporte de cargas no mês de maio dificulta a leitura da evolução recente da atividade econômica". 

A manutenção da taxa foi decisão unânime dos membros do Copom — Ilan Goldfajn (Presidente), Carlos Viana de Carvalho, Carolina de Assis Barros, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso, Paulo Sérgio Neves de Souza, Reinaldo Le Grazie, Sidnei Corrêa Marques e Tiago Couto Berriel.

Publicidade

O que é a Selic?

A Selic é conhecida como táxa básica de juros, porque a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado.

Publicidade

A taxa básica de juros também serve como principal instrumento de para manter a inflação próxima da meta, que é de 4,5%. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.