Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Brasil tem 61 milhões de pessoas que podem trabalhar, mas não procuram emprego

Desemprego pode ser muito maior caso essa população queira disputar uma vaga

Economia|Do R7

O Brasil tem 61,3 milhões de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, que não estão trabalhando e tampouco procuram uma ocupação.

Todas elas têm 14 anos ou mais — são as chamadas “pessoas em idade de trabalhar” — e representam 38,5% de todo o contingente apto a integrar o mercado de trabalho (159,1 milhões de pessoas).

São vários os motivos para não se integrar o mercado, e um deles é a idade. Se forem excluídos os menores de 18 e os maiores de 60 anos, ainda sobram 29,8 milhões de pessoas. Essa parcela pode ter desistido de procurar emprego; ou ser amparada por benefícios sociais; ou nem sequer quis procurar.

Caso esses 61,3 milhões queiram entrar no mercado de trabalho e disputar as vagas existentes, a taxa de desemprego do País será muito maior do que a taxa de 7,4% (7,3 milhões), divulgada pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última sexta-feira (17). Os dados são referentes ao segundo trimestre de 2013.


Grande parte desses potenciais trabalhadores está localizada no Nordeste, com 43,9% do total. As regiões Sul (35,7%) e Centro-Oeste (34,8%), por outro lado, têm as menores taxas.

A imensa maioria dessa população fora da força de trabalho são mulheres — 66,7%.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.