Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Começa nesta terça-feira reunião que vai definir taxa básica de juros

Especialistas esperam que o comitê do Banco Central mantenha a Selic em 11% ao ano

Economia|Do R7

Desde abril deste ano, o Banco Central (foto) mantém a taxa básica de juros em 11% ao ano
Desde abril deste ano, o Banco Central (foto) mantém a taxa básica de juros em 11% ao ano Desde abril deste ano, o Banco Central (foto) mantém a taxa básica de juros em 11% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) começa, nesta terça-feira (2), uma reunião de dois dias para definir a taxa básica de juros, a Selic. Esses juros influenciam a atividade econômica e a inflação do País.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a inflação, já que os juros mais altos encarecem o crédito, diminuem a disposição para gastar do consumidor e estimulam a poupança.

Por outro lado, quando o comitê reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas com alta da inflação.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Publicidade

Desde abril deste ano, o BC mantém a taxa básica de juros em 11% ao ano, esperando que a inflação diminua, mas segundo a última ata do Copom, “as informações disponíveis sugerem certa persistência da inflação, o que reflete, em parte, a dinâmica dos preços no segmento de serviços”.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Especialistas esperam que esse cenário continue inalterado por causa do resultado negativo do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todas as riquezas produzidas pelo País, divulgado na última sexta-feira (29), que apontou uma recessão técnica no Brasil.

De acordo com o boletim Focus, um relatório semanal feito por analistas e investidores do mercado financeiro consultados pelo BC, a taxa Selic permanecerá em 11% ao ano até o fim de 2014 e, no próximo ano, subirá para 11,75%. Com inflação em 2014 de 6,27% — próxima ao teto de 6,5% da meta do governo — e com crescimento do PIB de 0,52%.

Publicidade

Como funciona a reunião

No primeiro dia das reuniões do Copom, os chefes de departamento apresentam uma análise da conjuntura doméstica, com dados sobre a inflação, o nível de atividade econômica, as finanças públicas, a economia internacional, o câmbio, as reservas internacionais, o mercado monetário, entre outros assuntos.

No segundo dia, participam da reunião os diretores e o presidente do BC. O chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas também participa, mas sem direito a voto.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.