Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É cedo para falar quando BC iniciará afrouxamento monetário, diz diretor

Bruno Serra afirmou ser 'provável' um aumento adicional de menos de 1,0 ponto percentual da Selic em junho

Economia|

Bruno Serra destacou os choques inflacionários que pressionaram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no ano passado
Bruno Serra destacou os choques inflacionários que pressionaram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no ano passado Bruno Serra destacou os choques inflacionários que pressionaram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no ano passado

O diretor de Política Monetária do BC (Banco Central), Bruno Serra, disse nesta quarta-feira (18) que ainda é cedo para falar quando a autarquia pretende iniciar o ciclo de afrouxamento monetário do país. Serra participa na manhã desta quarta de evento organizado pela Câmara Espanhola e pelo escritório Pinheiro Neto Advogados, em São Paulo.

"Olhando para a frente, acho que a gente começa a ter uma cara um pouco mais positiva de inflação, mas pensar em distensionar a política monetária é uma etapa que está lá na frente", disse Serra. "A gente precisa, primeiro, ver o efeito do que a gente fez."

De acordo com o diretor do BC, a autarquia espera "estar chegando ao fim" do ciclo de aperto monetário, depois de sugerir, nas últimas comunicações, um "provável" aumento adicional de menos de 1,0 ponto percentual da Selic na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de junho. "É natural, cada vez mais, data-dependant", disse, sobre a postura do BC.

Serra destacou ainda que a autarquia precisou elevar juros em ritmo "pouco usual", de 0,75 ponto percentual a até 1,5 ponto percentual, ao longo deste ciclo de aperto.

Publicidade

Segundo o diretor do BC, o Copom não antevia efeitos dos juros mais altos no primeiro semestre deste ano, mas no segundo.

Ele destacou ainda que os choques inflacionários pressionaram o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no ano passado — como a crise hídrica, que adicionou 1,5 ponto percentual de surpresa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.