Economia do Brasil supera expectativas e ultrapassa países ricos. Veja ranking
País apresentou terceiro maior crescimento entre primeiro e segundo trimestre deste ano
Economia|Do R7

O aumento da economia do Brasil no segundo trimestre deste ano superou as expectativas de analistas e colocou o País na frente de nações ricas como Estados Unidos, Alemanha e Japão
Divulgado na última sexta-feira (30), o avanço de 1,5% no PIB (Produto Interno Bruto) só foi menor que o da Indonésia (2,6%) e China (1,7%), o que colocou o Brasil em terceiro lugar numa lista de 14 países.
Entre as nações com desempenho inferior ao do Brasil estão potências como Coreia do Sul (1,1%), Reino Unido (0,6%) e França (0,5%). Na variação anual entre os primeiros trimestres de 2012 e 2103, por sua vez, o Brasil cai para a quinta posição.
No topo da tabela, China (7,5%) e Indonésia (5,8%) trocaram as posições e aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Contudo, o crescimento anual de 3,3% do Brasil o colocou na frente de países como Rússia, Japão (0,9%) e Alemanha (0,5%).
Recuperação da economia
O aumento de 1,5% nas riquezas do Brasil no segundo trimestre ante os três primeiros meses deste ano, informado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira (30), foi acompanhado por uma desaceleração da inflação oficial e reação do real ante o dólar.
Esse movimento deve fortalecer a imagem do Brasil no exterior e atrair investidores estrangeiros, que podem trazer dólares ao País e, com isso, baixar a cotação da moeda norte-americana.
O aumento da taxa básica de juros (Selic) para 9% ao ano, por sua vez, elevou os rendimentos das pessoas que têm dinheiro na poupança. Nesse panorama, analistas já estão mais otimistas em relação à economia do País.















