Elevação da nota de crédito é fruto dos esforços para melhora da economia, afirma governo
Em nota, Ministério da Fazenda diz que a decisão da agência Fitch reflete vontade do país de prosseguir com a agenda de reformas
Economia|Do R7
O Ministério da Fazenda comemorou nesta quarta-feira (26) a elevação da nota de crédito do Brasil. Segundo a pasta, a decisão da agência de classificação de risco Fitch é um reconhecimento dos "esforços do governo pela melhora do ambiente econômico".
Ao elevar a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil para "BB", contra "BB-", a Fitch destaca o desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado, com expectativas positivas em relação às novas regras fiscais e tributárias.
"A decisão da agência corrobora os esforços empreendidos pelo governo para fortalecer o ambiente econômico e promover a consolidação fiscal", afirma o Ministério da Fazenda, em nota. De acordo com a pasta, a melhora no rating leva em consideração não apenas ações já ocorridas, mas também a expectativa quanto à capacidade e vontade do país de prosseguir com a agenda de reformas econômicas.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notíciano Telegram
"Destaque para a reforma tributária, que está em tramitação no Congresso Nacional e que enfrenta um dos maiores gargalos de competitividade do Brasil, simplificando um sistema altamente complexo e eliminando distorções que alimentam a má alocação de capital", diz o documento.
O ministério também reitera seu compromisso com a agenda de reformas em curso, que não apenas contribuirá para o melhor balanço fiscal do governo, mas também levará à redução das taxas de juros e à melhoria das condições de crédito, ao mesmo tempo em que assegurará a estabilidade dos preços.
"Serão criadas as condições para a ampliação dos investimentos públicos e privados e a geração de empregos, aumento da renda e maior eficiência econômica, elementos essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país", finaliza a nota.