Estaleiro de Eike entrega pedido de recuperação judicial
Ação foi aprovada pelo conselho de administração em caráter de urgência
Economia|Do R7

A OSX, empresa de construção naval do grupo EBX de Eike Batista, entrou nesta segunda-feira (11) com pedido de recuperação judicial vinculado ao processo da sua empresa-irmã OGX, informou à Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.
A OSX incluiu o seu pedido de recuperação --protocolado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro -- no já existente processo de proteção da OGX, em procedimento chamado juridicamente de "distribuição por dependência".
Pelo critério da dsitribuição por dependência, os dois processos serão submetidos ao mesmo juiz, possibilitando à Justiça uma análise conjunta das duas empresas durante o processo de recuperação.
Se for aceito, portanto, o mesmo juiz Gilberto Matos, da 4a Vara Empresarial do Rio, será responsável pelo processo de recuperação das duas empresas.
Com a efetivação do pedido, a OSX, com dívida superior a R$ 5 bilhões, torna-se a segunda empresa do grupo EBX a ingressar com tal processo na Justiça. A petroleira OGX buscou proteção contra credores em 30 de outubro, listando dívidas de mais de R$ 11 bilhões.
O pedido de recuperação da OSX inclui a holding e as controladas OSX Construção Naval S.A. e OSX Serviços Operacionais Ltda, de acordo com fato relevante divulgado nesta segunda-feira pela OSX. A unidade de leasing da OSX ficou de fora do pedido de recuperação judicial.
Criada no exterior, a unidade de leasing encomenda a construção das plataformas de produção de petróleo e depois aluga as embarcações para clientes. Sem estar sob o crivo da Justiça, a unidade poderá vender as unidades que possui e levantar montante bilionário.
Leia mais notícias de Economia
O pedido foi aprovado pelo Conselho de Administração da OSX em caráter de urgência, segundo fato relevante divulgado na sexta-feira (8).













