Ex-diretor da Petrobras aciona Justiça para suspender leilão do pré-sal
Petroleiros também iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado
Economia|Do R7
O ex-diretor de gás e energia da Petrobras Ildo Sauer e o advogado Fábio Konder protocolaram uma ação na Justiça Federal em que pede a suspensão do leilão do pré-sal, na próxima segunda-feira (21), no campo de Libra. A informação é de uma reportagem da Folha de São Paulo desta sexta-feira (18).
Ildo justificou a sua decisão afirmando que o leilão contraria interesses nacionais ao seguir a política energética dos Estados Unidos e da China, que seria a produção rápida para reduzir o preço.
Os petroleiros também iniciaram uma paralisação contra o leilão. A greve, que também pede melhorias salarias segue por tempo indeterminado e atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da Petrobras no País. Apesar da pressão dos trabalhadores, a empresa garante que não haverá interrupção do abastecimento e que o leilão ocorrerá na data prevista, na próxima segunda-feira (21).
Procurada, a Petrobras informou que em ocasiões como essa tem como prática tomar as medidas necessárias para garantir suas operações, "de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia".
Para garantir a realização do Campo de Libra, na segunda-feira (21), 1.100 homens das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, Força Nacional de Segurança e até mesmo o exército atuarão no evento.
No fim da tarde da última quinta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que autoriza o envio de tropas do Exército para reforçar a segurança do leilão do Campo de Libra.
Leia mais notícias de Economia
Dilma recorreu ao princípio da garantia da lei e da ordem para avalizar a atuação dos soldados na segurança do leilão. As Forças Armadas só podem ser utilizadas para fins de segurança pública em casos assim ou de monitoramento das fronteiras.
Ildo Sauer foi diretor de Gás e Energia da Petrobras no governo Lula.














