Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Febraban e Justiça preparam ação de combate a crimes cibernéticos

A iniciativa prevê que serão desenvolvidas plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais

Economia|Do R7

Serão desenvolvidas plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais
Serão desenvolvidas plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais Serão desenvolvidas plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e o Ministério da Justiça deram o pontapé inicial para criar a Estratégia Nacional de Combate ao Crime Cibernético. O assunto foi tratado em encontro nesta sexta-feira (10), em São Paulo, entre o presidente da entidade, Isaac Sidney, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Conforme nota divulgada pela associação dos bancos, a iniciativa será delineada nos moldes da ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro ), criada em 2003 e colhendo "resultados exitosos".

A proposta debatida hoje pretende "ampliar a identificação e repressão dos responsáveis pelos crimes, expandir o conhecimento técnico das forças de segurança e promover a cooperação permanente entre agentes públicos e privados".

Para que o intercâmbio de informações seja efetivo, serão desenvolvidas conjuntamente plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais. Também está previsto apoio à capacitação das forças de segurança em temas de cibersegurança e fraudes digitais, com o uso de laboratório de Cibersegurança da Febraban, além de campanhas de conscientização da população sobre os riscos cibernéticos e fraudes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.